Passada a Pré-História, começa a História.
A História divide-se em 4 Períodos Históricos:
- Idade Antiga (século 8 A.C. a séc. 5 D.C.)
- Idade Média (séc. 5 a séc. 15)
- Idade Moderna (séc. 15 a séc. 18)
- Idade Contemporânea (séc. 18 a séc. 21)
A Idade Antiga
A Idade Antiga teve a duração de aprox. 2500 anos. Começa com o surgimento da primeira forma de escrita e acaba com a queda do Império Romano.
Durante esta época surgem as grandes civilizações antigas e impérios: Mesopotâmia, Fenícia, Persa, Hebraica, Egípcia, Grega e Romana, que se encontravam ao redor do Mar Mediterrâneo e Médio Oriente. Entre outras grandes civilizações.
Civilizações com prósperas cidades-estado de grandes dimensões, militarizadas(2), com estratificação social(3), governadas por reis ou faraós. Onde se desenvolveu a vida urbana, comércio, cultura, arte, religiões politeístas(4) e leis cada vez mais detalhadas. É nesta época que se começa a pagar impostos e a escravizar.
É, também, na Antiguidade que aparecem as primeiras religiões monoteistas: Judaísmo e Cristianismo.
A Mesopotâmia
Conhecida pela berço da civilização, onde surgiram as primeiras cidades.
A Suméria foi a primeira civilização a desenvolver-se na Mesopotâmia. Este povo criou a primeira forma de escrita da Antiguidade - a cuneiforme(5), assim como os primeiros livros.
Outro povo importante desta civilização foram os Babilónios. O rei Hamurabi elaborou o primeiro código de leis escritas(6) da História.
A Mesopotâmia ficava situada no Iraque, Síria, e parte da Turquia. Desapareceu passados 200 anos, e, até hoje, não se sabe, ao certo, o motivo.
A Fenícia
OS Fenícios eram um povo que habitava ao longo da costa da Síria, Líbano e norte da Palestina. Eram conhecidos por dominar a navegação no mar Mediterrâneo e pelo seu próspero comércio marítimo. Os Fenícios inventaram o primeiro alfabeto.
O império Fenício entrou em declínio quando foi conquistado pela Pérsia.
A Pérsia
A Pérsia situava-se, onde é, hoje, o Irão. Tornou-se um dos maiores impérios da História, ocupando uma boa parte da Ásia.
Como forma de gerir e controlar todo o império, foram nomeados satrapas (governadores) para cada novo reino conquistado, que eram os olhos e ouvidos do rei. A Pérsia foi uma das primeiras civilizações a usar esta nova forma de administração de reinos.
Todos os novos reinos pagavam um imposto ao rei persa.
Os Persas eram conhecidos por terem um exercito muito poderoso e por usarem elefantes em batalha.
Este império durou 200 anos e terminou quando foram invadidos pelos Macedónios, comandados pelo rei Alexandre, o Grande.
Hebraica
Os Hebreus foram a primeira civilização monoteísta - que acreditava apenas em um deus. O Cristianismo tem origem na religião Judaica - Antigo Testamento.
Este era um povo nómada, que vivia na região da Mesopotâmia, sempre em busca das melhores terras para pastar o gado.
Por orientação de Abrão mudam-se para a Palestina. Anos depois da seca que assolou a Palestina, vão para o Egipto, onde, passado algum tempo, começam a ser escravizados. São libertados por Moisés que os leva de regresso à Palestina e liderados por Joshua, invadem e conquistam a Palestina.
Após a morte do rei Salomão, a Palestina é dividida em 2 reinos. Anos mais tarde, é conquistada pelos Assírios e depois pelos Babilónios que levam os Hebreus para a Babilónia.
Quando a Pérsia conquista a Babilónia, liberta os Hebreus. Mais tarde, os romanos destroem Jerusalém e os Judeus são obrigados a dispersar-se.
O Antigo Egipto
O Antigo Egipto foi governado por uma dinastia de faraós, considerados a manifestação dos seus deuses.
Esta civilização era bastante avançada em:
- Escrita. Criaram a sua escrita por hieróglifo (7)
- Conhecimentos médicos, biológicos usados em cura de doenças, cirurgia e funcionamento dos orgãos, mumificação;
- Conhecimentos astronómicos usados para a agricultura e pecuária;
- Conhecimentos de engenharia, arquitectura, irrigação usados nas suas grandes construções de pirâmides, templos, palácios, monumentos, agricultura.
Uma das suas grandes construções, foram as famosas pirâmides, à aproximadamente 5000 anos atrás.Que eram usadas como túmulos.
![]() |
Pirâmides, Giza, Egipto |
A Antiga Grécia
A Antiga Grécia foi uma das mais importantes civilizações da Antiguidade. Deixando grandes contributos para a Humanidade:
- O primeiro modelo de cidade-estado autónoma (polis),
- O primeiro modelo de democracia,
- Importantes conhecimentos de ciências e artes, como: Filosofia(8), Matemática, Economia, Política, Astronomia, Arquitectura, Teatro, Poesia, Escultura, Música, Desporto (jogos olímpicos), Mitologia Grega, entre outros.
A Antiga Grécia moldou as civilizações da sua época e influenciou as mentalidades das sociedades da Idade Moderna.
A Antiga Roma
A Antiga Roma foi um dos mais poderosos impérios da Antiguidade. Dominando grande parte do mundo conhecido na época.
A Antiga Roma tinha um grande poder militar, político e institucional.
Alguns dos seus maiores contributos foram o desenvolvimento do sistema legal, as estradas, aquedutos, saneamento, irrigação, arquitectura, o primeiro jornal, primeiro sistema de segurança social, o calendário gregoriano, aquecimento central e a sua língua: o Latim, donde derivam as actuais línguas: Italiano, Francês, Português, Espanhol e Romeno.
Foram as tribos bárbaras que levaram à queda do Império romano Ocidental (Todos os actuais países da Europa Ocidental), que tinha durado 600 anos.
Porém, o Império romano do Oriente - Império Bizantino - manteve-se durante 1100 anos, durante toda a Idade Média (Egipto, Sudão, Líbia, Tunísia, Argélia, Marrocos, Turquia, Azerbaijão, Síria, Jordânia, Georgia, Arménia, Iraque, Kuwait, Chipre, Palestina e Arábia Saudita).
Até que em 1454, Constantinopla (Istambul) foi conquistada pelos Otomanos. Dando início à Idade Média.
A história, a cultura, filosofia, ciências e artes das civilizações grega e romana é chamada de Antiguidade Clássica ou Era Clássica.
Personalidades Marcantes da Idade Antiga
Hipocrátes - Médico do período clássico grego - conhecido como o pai da Medicina. Abriu a primeira escola de ensino de Medicina.
Leonidas - Rei de Esparta, ficou conhecido por ser um líder destemido e corajoso. Combateu contra os persas com bravura, na Batalha de Termópilas, apesar de estarem em desvantagem numérica, na tentativa de evitar que o sul da Grécia caísse em poder persa.
Arquímedes - Matemático grego, que se destacou na geometria. Inventou a alavanca, o relógio e o parafuso de Arquimedes, entre outros.
Pitágoras - Filósofo e Matemático grego, conhecido pelo famoso teorema de Pitágoras.
Homero - Um dos maiores poetas gregos de sempre, que criou a poesia épica e escreveu as famosas obras "Odisseia" e "Ilíada". A Ilíada narra a guerra de Tróia e o herói Aquiles. A Odisseia narra o regresso da guerra de Tróia e o seu herói Odisseo (Ulisses).
Aquíles - Herói mitológico grego da guerra de Tróia (conflito entre gregos e troianos). Segundo a mitologia grega, Aquiles era um guerreiro invencível, mas o seu calcanhar era vulnerável. É derrotado pelo príncipe troiano Paris, por uma flecha envenenada que lhe atingiu o calcanhar.
Virgílio - Um dos maiores poetas romanos de sempre, pela sua obra "Eneida". Uma epopeia que relata a guerra de Tróia, a fundação de Roma e o seu herói Eneias.
Sócrates - Filósofo grego, um dos maiores de toda a História da Filosofia. A sua principal área de estudo foi a teoria do conhecimento.
Platão - Filósofo grego, discípulo de Sócrates. Considerado um dos maiores pensadores metafísicos.
Aristoteles - Filósofo grego, discípulo de Platão. Destacando-se por aprofundar e modificar as teorias do seu mestre. Foi professor de Alexandre, o Grande.
Alexandre, o Grande - Rei da Macedónia. Conquistou um dos maiores impérios do mundo. Fundou a famosa cidade Alexandria, no Egipto. Um dos seus maiores feitos foi derrotar o poderoso exército persa.
Jesus - Profeta e líder religioso nascido na Judeia. A sua vida e ensinamentos deu origem ao Cristianismo. Foi a religião predominante, na Europa Medieval. Hoje em dia, é uma das religiões com mais seguidores. Profeta é Aquele que fala em nome de um Deus.
Cleopatra VII - De origem macedónica, foi a última faraó do Antigo Egipto. Conhecida por usar a sedução como ferramenta política. Foi amante de líderes da Antiga Roma: Júlio César e depois Marco António, para garantir a estabilidade do Egipto. A Antiga Roma era o império mais poderoso, nessa altura.
Júlio César - Líder político, militar e governador da Antiga Roma. É uma das personalidades mais importantes da antiga Roma e o responsável por Roma passar de República a Império. Contribuiu para a expansão de Roma e nunca perdeu uma guerra.
Augustus César - Adoptado pelo seu tio-avô Júlio César, tornou-se o primeiro imperador de Roma, depois do assassinato deste. Durante os seus 40 anos de governo, duplicou o tamanho do Império Romano. Morreu, em Agosto, de causas naturais. Em sua homenagem, foi dado o seu nome ao mês em que morreu.
Nero - Quinto Imperador da Antiga Roma, contribuiu pouco para a expansão do império, mas ficou conhecido pela sua tirania e crueldade. Terá mandado matar cristãos; a sua mãe; a suas duas esposas; envenenado o irmão; e obrigado um antigo escravo a ser castrado, a se casar com ele, a viver como uma imperatriz e a usar o nome da sua última esposa. Acredita-se, também, que poderá ter ordenado incendiar a cidade de Roma. Participou nos jogos olímpicos, mas teve um acidente quase fatal.
Cicero - Foi um eloquente orador, escritor e filósofo romano que dissertava sobre a política e sociedade romana, do reinado de Júlio César. Introduziu em Roma as melhores ideias gregas. Infelizmente, as suas opiniões sobre a política não foram sempre populares e foi declarado inimigo público e executado, por Marco António, quando este se tornou imperador.
Espartaco - Possivelmente de origem de Trácia, foi um gladiador escravo, da Antiga romana que inspirou a maior revolta de escravos contra a República de Roma.
Átila, o Huno - Foi o último rei dos Hunos, um povo nómada, possivelmente do Cáucaso. Conquistou um dos maiores impérios da História Antiga e quase que conquistou Roma. Átila era muito temido e era conhecido, em Roma, como o Flagelo de Deus.
Viriato - Foi o líder dos Lusitanos e herói português. Os Lusitanos eram um povo guerreiro que corajosamente resistiu quase 200 anos à conquista da Lusitânia, pelos romanos. Viriato foi morto à traição.
Xerxes, o Grande - Foi um poderoso rei persa. O seu governo foi o auge do império persa. O seu grande objectivo era conquistar a Grécia. Venceu o rei Leonidas, na Batalha de Térmopilas, e conquistou a cidade-estado de Atenas, mas não conseguiu vencer a Grécia e foi derrotado por Alexandre, o Grande.
Confúcio - Foi um filósofo chinês, cuja filosofia se baseia na bondade humana, justiça, respeito e honestidade. Os seus pensamentos influenciaram a China e continuam a inspirar todo o mundo.
Buda - Príncipe indiano, fundador do Budismo - uma filosofia de espiritualidade, que tem como base a prática de meditação para anulação do desejo, e, assim, acabar com o sofrimento. Os Ensinamentos de Buda são praticados um pouco por todo o mundo.
Glossário
História (1) - É o estudo do passado da Humanidade.
Militarizadas(2) - Exércitos de homens treinados para proteger as cidades e ir para guerras.
Estratificação social(3) - É a divisão hierárquica, por camadas sociais, consoante as funções que as pessoas desempenham na sociedade.
Politeísta ou Politeísmo(4) - É a crença e celebração de múltiplos deuses.
Escrita cuneiforme(5) - Esta escrita tinha mais de 200 sinais. Eram utilizados objectos em forma de cunha para escrever, estes sinais, em tábuas de argila. Quando os Sumérios queriam que os textos fossem permanentes, colocavam as tábuas em fornos.
Primeiro código de leis escritas de Hamurabi(6) - Eram leis para disciplinar os habitantes da Babilónia, que puniam o criminoso com o mesmo crime que cometeu.
Hieróglifo (7) - Eram pintadas imagens que representavam palavras ou conceitos.
Filosofia(8) - É a compreensão da verdade do ser humano, do mundo onde vivem e da sua relação com o mundo e com os outros, por meio do raciocínio lógico.