A Arquitectura Medieval
Na Europa Medieval, foram erguidas muitas construções impressionantes. Muitos Castelos imponentes, mas sobretudo, majestosas Igrejas, Catedrais(1), Mosteiros(2), Abadias(3) e Basílicas(4). Reflexo da devoção da época.
Conforme a Igreja Católica se foi tornando poderosa, também os seus locais de culto se tornaram.
Construídos em estilos arquitectónicos que surgiram nesta época: o Românico e o Gótico.
O Estilo Românico
Este estilo emergiu na Itália e França, na Alta Idade Média (séc.5 a séc.10). Teve origem em elementos da arquitectura da Antiga Roma (Roma - nico) e na Arte Bizantina(5).
As robustas construções românicas refletem a insegurança que se vivia na época. O seu principal propósito era a defesa das constantes invasões de reinados vizinhos e estrangeiros.
As principais características do Estilo Românico são:
- Construções ao comprido,
- Plantas de igrejas em forma de cruz,
- Paredes grossas,
- Janelas estreitas,
- Interiores obscuros,
- Colunelos (pequenas colunas),
- Arco pleno
- Abóbadas de berço
O Estilo Gótico
O Gótico desenvolveu-se a partir do estilo Românico e nasceu na França, na Baixa Idade Média (séc. 11 a 15).
Este estilo arquitectónico retrata um novo periodo na Europa, de reabertura das rotas comerciais, ressurgimento das cidades, de mais paz e de mais concentração de pessoas nas igrejas.
Aldeias inteiras trabalhavam na construção destes edifícios.
O que define, em traços gerais, o estilo Gótico são:
- Construções em altura,
- Paredes mais finas,
- Interiores iluminados
- Janelas grandes,
- Rosáceas com ou sem vitrais coloridos
- Colunelos (colunas pequenas),
- Abóbadas em ogiva,
- Torres pontiagudas - pináculos,
- Gárgulas que, simbolicamente, protegem o edifício.
Em ambos os estilos predominam as ornamentações de esculturas, pinturas e mosaicos que narram histórias bíblicas, para que os numerosos fiéis analfabetos pudessem compreender.
A ornamentação gótica é mais rica em detalhes que a românica.
As mais famosas e impressionantes construções do estilo Gótico são as catedrais. Daí charmar-se a arte das catedrais.
Construções Românicas e Góticas
Construções Românicas
A icónica Torre de Pisa é uma das mais famosas construções Românicas. Assim como a Catedral de Pisa. A sua construção iniciou no séc. 12.
![]() |
Catedral e Torre de Pisa, Pisa, Itália |
A Abadia de San Vittore alle Chiuse, em Genga, na Itália é uma jóia da Arquitectura Românica. Uma construção de finais do séc 10, muito bem preservada.
![]() |
Abadia de San Vittore alle Chiuse, Genga, Itália |
A Igreja de São Martin, em Fromista, no norte de Espanha, é um belíssimo exemplar da arquitectura românica. Construída no séc 11. Em muito bom estado de conservação.
![]() |
Igreja de São Martin de Fromista, Espanha |
Construções Góticas
A turística Catedral Notre-Dame, em Paris, é um esplêndido exemplar da arquitectura gótica religiosa. Começou a construir-se em 1163.
![]() |
A Catedral Notre-Dame, em Paris, França |
Outro Magnífico exemplo da Arquitectura Gótica é a célebre Catedral de São Pedro, na Colónia, Alemanha. Cuja construção teve inicio em 1248.
![]() |
Catedral de São Pedro, Colónia, Alemanha |
A famosa Catedral de Milão, conhecida como Duomo, é uma obra-prima do estilo Gótico. A sua construção teve início em 1386.
![]() |
Catedral de Milão, Itália |
Glossário
Catedrais(1) - Actualmente, é o local onde o bispo administra, em comunhão com o Papa, todas as igrejas paroquiais dessa região(diocese). Normalmente, nas catedrais celebram-se eventos especiais, como a coroação de um monarca.
Mosteiros(2) - Edifício de habitação e oração de monges, que vivem isolados do mundo exterior. Muitos, hoje em dia, desabitados e abertos para visitas.
Abadias(3) - É um complexo de edifícios que aloja um mosteiro ou convento, uma igreja. E são liderados por um abade ou abadessa.
Basílicas(4) - É o Papa que atribui este título às igrejas, pela sua importância espiritual e histórica, concedendo-lhes direitos cerimoniais especiais. Pode ser decretado o título de Basílica Maior (4 em Roma) ou Menor (espalhadas por todo o mundo).
Arte Bizantina(5) - A arte Bizantina é originária do Império Romano do Oriente. Mistura elementos gregos, romanos e orientais e a sua principal característica é a temática cristã.