![]() |
Bandeira do Império da Coreia de 1899. |
Os reinos da Antiga Coreia foram unidos pelas dinastias Goryeo e Joseon.
Em 1897, torna-se o Império da Coreia. Deixando de ser um Estado tributário da China.
Entretanto, no final do século 19, o Japão emerge como potência dominante.
Em 1910, o Japão invade e anexa a Coreia. Em 1945, o Japão é derrotado durante a 2- Guerra Mundial pelos Aliados* e forçado a desocupar a Coreia.
Como medida temporária por parte dos Aliados, a Coreia é ocupada pela União Soviética a norte e pelos EUA a sul, para evitar que o Japão voltasse a ocupar a Coreia e ajudar a implantar um novo governo, independente do Japão.
Em plena Guerra Fria entre os EUA e a União Soviética, os EUA apoiam o estabelecimento da República da Coreia, sob sistema capitalista e a União Soviética apoia a instauração da República Popular Democrática da Coreia, sob governo comunista. Dividindo ideologicamente a Coreia, em 1948.
Após a retirada dos EUA e da União Soviética, a Coreia do Norte e do Sul entram em guerra civil, em 1950. A União Soviética e a China apoiam a Coreia do Norte e os EUA a Coreia do Sul.
Em 1953, ambas Coreias, devastadas pela guerra, assinam o Acordo de Armistício Coreano, terminando o conflito. No entanto, não foi um tratado de paz, deixando a península coreana tecnicamente ainda em guerra.
A Coreia do Norte e do Sul já não voltariam a reunificar-se.


*Países Aliados da Segunda Guerra Mundial - Reino Unido, EUA, França, União Soviética, China entre outros.