![]() |
Mapa de Atlantida, do alemão Kircher - Imagem Wikimedia Commons |
Atlântida foi mencionada pela primeira vez pelo antigo filósofo Grego - Platão, nos seus textos: "Timeu e Crítias", escritos no século 4 a.C.
Platão conta como os sacerdotes egípcios, em conversa com o legislador ateniense Sólon, descreveram Atlântida como uma ilha maior do que a Turquia e a Líbia juntas.
É descrita como uma civilização sofisticada, poderosa e rica que existiu cerca de 9000 anos antes da época de Platão.
Esta grande potência naval ficaria situada numa ilha do Oceano Atlântico e governava várias outras ilhas e partes dos continentes de África e da Europa.
A Atlântida estava organizada em anéis de água e terra alternados. Dois anéis de terra e três anéis de mar. A grande capital ficava na ilha central.
A planície central, fora da cidade, tinha canais e um excepcional sistema de irrigação. A Atlântida tinha reis e uma administração civil, bem como um exército organizado. Os seus rituais eram semelhantes aos de Atenas em termos de sacrifícios e orações.
Atlântida era fértil e tinha plantações de cereais, ervas e frutos, entre outras. Era também o lar de uma grande variedade de vida selvagem, incluindo elefantes(África?). As ilhas tinham ouro, prata e outros metais preciosos.
A cidade estava protegida por um muro, em forma de círculo. Entre o círculo e o muro haviam casas densamente povoadas de pessoas comuns.
Atlântida terá travado uma guerra imperialista na Ásia e na Europa. Conquistando muitas das terras do Mediterrâneo até atacarem Atenas e serem derrotados.
Após a batalha, ocorreram violentos terramotos e inundações, a Atlântida afundou-se no mar e todos os guerreiros atenienses foram engolidos pela terra.
Toda a destruição da Atlântida aconteceu da noite para o dia.
Os povos cultos altantes que vivem perto do mar e dos rios são destruídos. Os habitantes incultos das montanhas de Atlântida, por outro lado, sobrevivem e prosperam.
É importante perceber o contexto em que Timeu e Crítias de Platão, foi escrito. Platão usa Atlântida como um conto moral, em que coloca a cidade perfeita (Atenas) contra o seu oposto polar (Atlântida).
Atlantida, um Estado sofisticado que ruiu depois dos seus governantes arrogantes tentarem invadir Grécia. Em retaliação, Platão relata que Atlântida foi castigada pelos deuses ao desencadear desastres naturais que a mergulharam no fundo do mar e aniquilaram todo o seu poder remanescente.
Embora muitos tenham procurado a lendária cidade, não foram descobertas provas concretas para confirmar a sua existência.
Algumas teorias sugerem que a Atlântida pode ter sido desaparecido devido a um desastre natural, enquanto outras defendem que foi puramente uma estória fictícia criada por Platão.