Avançar para o conteúdo principal

Regicídio na Europa- Parte I

Imagem Pinterest

Itália

  • Julius Caesar, líder politico e governador da Antiga Roma foi assassinado a 15 de Março de 44 a.C. por um grupo de senadores liderados por Caio Cássio Longino, Décimo Júnio Bruto Albino e Marco Júnio Bruto, que esfaquearam Júlio César 23 vezes, no Senado.
  • O rei Humberto I de Itália foi assassinado a tiro, a 29 de Julho de 1900, durante uma visita real em Monza, na Itália, por Gaetano Bresci, um anarquista italiano, emigrado na América do Norte.Tendo viajado para a Itália com esse propósito.

França 

  • O rei Henrique III de França foi apunhalado à morte, a 1 de Agosto de 1589, no palácio real de Saint- Could, por Jacques Clément, um monge fanático que acreditava que matando o rei ajudaria a restaurar o catolicismo em França.
  • O rei Henrique IV de França foi esfaqueado à morte, a 14 de Maio de 1610,  enquanto viajava na sua carruagem, por François Ravaillac, um católico fanático, para proteger o catolicismo, uma vez que o rei já se havia convertido ao protestantismo.
  • O rei Luís XVI de França e a rainha Maria Antonieta foram capturados enquanto fugiam na sua carruagem e condenados à guilhotina a 21 de Janeiro de 1793, em Paris, no decorrer da Revolução Francesa, que reflectia o descontentamento da população com as crises económicas que enfrentavam.  

Inglaterra

  • O jovem rei Eduardo, rei dos ingleses, de 16 anos, foi esfaqueado montado no seu cavalo, a 18 de Março de 978enquanto aguardava entrada, junto aos portões do castelo de Corfe, em Dorset. Não se soube quem foi o assassino. 
  • O rei Guilherme II de Inglaterra, foi atingido mortalmente por uma flecha enquanto  caçava, a cavalo, com os seus homens, na Nova Floresta, de Inglaterra, a 2 de Agosto de 1100. O Assassino é desconhecido.
  • O rei Henrique VI de Inglaterra, Escócia e Irlanda foi misteriosamente assassinado, na noite de 21 de Maio de 1471, aos 49 anos, na Torre de Londres onde estava aprisionado á 5 anos, por instabilidade mental. Não é conhecida a causa da morte, nem o seu assassino. Mas como o regicídio aconteceu durante a Guerra das Rosas, poderá, possivelmente, ter sido um rival York para sucede-lo ao trono.
  • O rei Carlos I de Inglaterra, Escócia e Irlanda foi capturado após derrota dos soldados reais, durante a Guerra Civil Inglesa. Acusado pelo parlamento de violação dos direitos do povo é condenado à morte e decapitado a 30 de Janeiro de 1649. Em causa estava a discórdia entre o rei e o parlamento sobre  impostos, religião e o poder real.

Portugal
  • O rei Carlos I de Portugal foi assassinado a tiro, com uma bala no pescoço, a 1 de Fevereiro de 1908, dentro da sua carruagem juntamente com o seu filho mais velho, na chegada a Lisboa, por Manuel Buíça, antigo sargento de cavalaria e membro de uma sociedade secreta revolucionária - a Carbonária Portuguesa - com o intuito de derrubar a monarquia e dar inicio á Republica. 

Espanha
  • O rei Pedro de Castela e Leão foi assassinado pelo seu meio irmão Henrique de Trastámara, para tomar o trono, a 23 de Março de 1369, com o apoio da França, após Pedro ter quebrado a aliança e se ter divorciado.

Alemanha
  • O rei Filipe de Suábia foi assassinado, aos 30 anos, a 21 de Junho de 1208, enquanto aguardava que o tempo de tréguas terminasse para atacar o seu rival ao trono o conde Palatino Otto VIII de Wittelsbach. Mas foi morto à traição por este,no norte da Alemanha.
  • O rei Alberto I da Alemanha foi assassinado, aos 52 anos,  a 1 de Maio de 1308, pelo seu sobrinho João da Suábia, a quem o rei tinha injustamente retido a sua herança.

Noruega
  • O rei Harald Gille da Noruega, nascido na Irlanda, foi assassinado, a 14 de Dezembro de 1136, por um pretendente ao trono, Sigurd Slembi, que também afirmava ser filho de Magnus III Barefoot.

Dinamarca
  • O rei Erik II da Dinamarca, foi assinado com uma lança, a 18 de Setembro de 1137, pelo nobre Sorteplov, possivelmente, pelo governo do rei ser severo e impopular e foi sucedido pelo seu sobrinho Eric III da Dinamarca.
  • O rei Erik IV da Dinamarca terá sido feito prisioneiro, enquanto jogava xadrez e  atirado para bordo de um barco, que o transportou rio abaixo. Erik pediu ver um padre a quem se confessou. Finalmente, Eric foi decapitado num barco e atirado para o estuário de Schlei, a 10 de agosto de 1250. A identidade do seu assassino não foi descoberta , mas a sua morte foi o culminar de dez anos de guerra civil.
  • O rei Erik V da Dinamarca terá sido assassinado com 56 facadas, enquanto dormia, a 22 November de 1286, aos 36 anos, por vários nobres disfarçados de frades, que desejavam vingança pessoal e políticas reais que não estavam de acordo.

Suécia
  • O rei Sverker I da Suécia  foi assassinado na manhã de Natal, dentro da sua carruagem, a caminho da missa matinal em Ödeshög, a 25 de Dezembro de 1156, pelo seu servidor de confiança a mando do príncipe dinamarquês Magnus Henriksen, para se tornar rei.
  • O rei Erik IX da Suécia foi assassinado, a 18 de Maio de 1160, por vários nobres, não se sabendo ao certo por quem, nem se foi depois da missa ou durante um banquete. Conta a lenda que um grupo de nobres teriam sido aliciados pelo príncipe dinamarquês Magnus Henriksen a fazê-lo.
  • O rei Karl Sverkersson VII da Suécia foi assassinado, 12 Abril 1167, na ilha de Visingsö, por apoiantes de Knut Eriksson, chefe da dinastia rival Eric.
  • O rei Gustav III da Suécia foi baleado durante um baile de máscaras, na Ópera de Estocolmo, por Jacob Johan Anckarström, um nobre descontente com as políticas reais. O rei  sobreviveu, mas sucumbiu aos ferimentos a 29 de Março de 1792.

Hungria
  • O rei Ladislaus IV da Hungria foi assassinado, a 10 de Julho de 1290, no seu castelo, em Körösszeg, pelos Cumanos, que nunca o perdoaram por os ter atacado em 1282.

Polónia
  • O rei Przemysł II da Polónia foi assassinado a 8 de Fevereiro de 1296, durante a sua estadia em Rogoźno, por um ataque organizado que envolveu o Marquês de Brandemburgo e alguns nobres da oposição polaca.

Boémia (actual República Checa)
  • O jovem rei Wenceslaus III da Boémia foi assassinado, aos 17 anos, a 4 de Agosto de 1306,  enquanto dormia. Não se sabe quem foi o assassino. 

Grécia
  • O rei Jorge da Grécia foi assassinado pelas costas, com um tiro à queima roupa, no coração, enquanto fazia caminhada em Tessalónica, sem guarda-costas perto, a 18 de Março de 1913,  por Alexandros Schinas, que pertencia a uma organização socialista e declarou que não tinha envolvimento politico, que, apenas, tinha morto o rei porque este se recusou a dar-lhe dinheiro.

Ex - Jugoslávia
  • O rei Alexander I da Jugoslávia foi assassinado a tiro, a 9 de Outubro de 1934, durante uma visita de Estado a França, em que era conduzido pelas ruas de Marselha juntamente com o Ministro dos negócios Estrangeiros francês Barthou, que, também, morreu. O assassino foi o búlgaro Vlado Chernozemski, membro da Organização Revolucionária Interna da Macedónia, pró-búlgara. Foi morto pela espada de um polícia francês, no local, e depois espancado pela multidão. 

Rússia
  • O czar Nicolau II da Rússia e sua família foram assassinados a tiro, por um pelotão de fuzilamento comunista sob o comando de Yurovsky,  sem qualquer tipo de julgamento, a 17 de Julho de 1918, na cave da sua mansão, de forma a  evitar qualquer tentativa de restauração monárquica. Os corpos foram levados para uma floresta próxima, revistados e queimados. Os restos mortais foram embebidos em ácido e, finalmente, atirados para uma mina desativada.


Império Bizantino
  • O Imperador Andronikos I Komnenos, do Império Bizantino, foi  torturado até à morte a 12 Setembro de 1185, aos 64-67 anos de idade. A queda de Tessalónica virou o povo  da cidade contra o imperador.  Andrónico tentou fugir de Constantinopla, mas é capturado. Andrónico e amarrado a um poste e brutalmente torturado durante três dias pela população. Manteve os sentidos durante toda a tortura e os seus restos mortais foram deixados insepultos e visíveis durante vários anos depois.



Outros Artigos

O que foi o Apartheid?

História da Europa - Idade Média - Resumo

Quem era Jesus?

História da Humanidade - Idade Antiga - Resumo

O que é o Colonialismo?

Linhagem da Monárquia Portuguesa

História da Europa - Idade Moderna - Resumo