Avançar para o conteúdo principal

O que é o Colonialismo?

O Colonialismo na Idade Moderna


 O que é o Colonialismo?

O colonialismo é a ocupação de um território, subjugando o povo nativo, para obter mão-de-obra barata ou escrava, explorar as terras, extraír recursos naturais e minerais, para obter lucros do seu comércio. 

O território colonizado pode ser, também, povoado pelos colonizadores, desenvolvido a nível de infraestruturas e aculturado  ou só ser usado para extracção de matérias primas e explorações agrícolas.

O colonialismo já era praticado, na Antiguídade, pelas Antiga Grécia, Antiga Roma, Antigo Egipto, outros. A Europa já foi colonizada algumas vezes. Alguns dos exemplos mais conhecidos da história:

  • Na Idade Antiga, toda a Europa foi colonizada pela Antiga Roma, durante 600 anos. 
  • Na Idade Média, a Península Ibérica foi colonizada pelos Árabes, durante 500 anos. 


O Legado do Colonialismo

Trouxe saneamento, hospitais, estradas, escolas, alfabetização, técnicas e ferramentas de agricultura, modelo de governo, oportunidades de comércio.

Mas, também, trouxe escravatura, imposição religiosa e cultural,  exploração de recursos naturais e minerais, destruição da cultura indígena, degradação ambiental,  doenças ocidentais que dizimaram populações nativas.


Independência das Colónias

Em diferentes datas, as colónias revoltaram-se contra os colonizadores e conseguiram a sua independência. 

Hoje em dia, existem colónias que, ainda, estão sob o domínio dos países colonizadores, como é o caso da: Polinesía Francesa pertencer a França, a Samoa Americana aos Estados Unidos, as Ilhas Caimão, nas Caraibas, que, ainda, hoje estão sob domínio britânico. 98% da população, das Ilhas Caimão, é analfabeta e grande parte da população vive em extrema pobreza.

No entanto, a maior parte são autónomos e têm os seus próprios governos.

Algumas ex-colónias prósperaram, outras, ainda, são países subdesenvolvidos.

 Podemos ver o exempo de algumas das ex-colónias do Reino Unido. Depois da sua independência, como os Estados Unidos e a Austrália (este último onde o Reino Unido enviava os seus prisioneiros) desenvolveram-se e prósperaram. Os Estados Unidos tornou-se mais poderoso que o seu colonizador. Já outras ex-colónias, como o Gana e a Nigéria vivem com sérias dificuldades.

Apesar destas ex-colonias africanas serem muito mais ricas em recursos naturais que as ex- colónias dos Estados Unidos ou a Austrália. 

Infelizmente, o Gana e a Nigéria são países muito corruptos, como muitas outras ex-colónias. O que estagna ou leva a um lento desenvolvimento do país e na melhoria da vida pessoas.

Além disso, a maioria das ex-colónias foram e são muito mais ricas em recursos naturais, que os países colonizadores.

Podemos depreender que a prósperidade das ex-colónias, depois da independêcia do colonizador,  dependeu e depende de quem e como administra o país e as suas riquezas.


Outros Artigos

História da Humanidade - Idade Antiga - Resumo

História da Europa - Idade Média - Resumo

Primeiros Humanos - Pré -História - Resumo

História da Europa - Idade Moderna - Resumo

Reforma Protestante e Contra- Reforma - Resumo

Literatura Medieval na Europa - Resumo

Lendas de Portugal- A Lenda de D. Pedro e Inês de Castro

O Lazer na Idade Medieval - Resumo

Colónias e Protetorados por Continentes