A estória começa quando são deixados a afogarem-se num cesto, no Tibre por um rei de Alba Longa e resgatados por uma loba. Os gémeos vivem para derrotar o rei e fundar a sua própria cidade nas margens do rio, em 753 a.C. Depois de matar o irmão, Rómulo tornou-se o primeiro rei de Roma, cidade que recebeu este nome em sua honra.
Hipocrátes - Médico muito influente do período clássico grego - conhecido como o pai da Medicina. Abriu a primeira escola de ensino de Medicina. Foi o primeiro cirurgião torácico documentado. Categorizou as doenças como agudas, crónicas, endémicas e epidémicas.entre muitos outros feitos na medicina.
Leonidas - Rei de Esparta, ficou conhecido por ser um líder destemido e corajoso. Combateu contra os persas com bravura, na Batalha de Termópilas, apesar de estarem em desvantagem numérica, na tentativa de evitar que o sul da Grécia caísse em poder persa. Apesar dos 300 espartanos terem sido todos mortos, deram tempo valioso às cidades-estado gregas e deram um exemplo inspirador do preço que os gregos estavam dispostos a pagar para manter a sua liberdade da opressão estrangeira.
Arquimedes - Matemático grego, que se destacou na geometria. Inventou a alavanca, o relógio e o parafuso de Arquimedes, entre outros.
Pitágoras - Filósofo e Matemático grego, conhecido pelo famoso teorema de Pitágoras.
Homero - Um dos maiores poetas gregos de sempre, que criou a poesia épica e escreveu as famosas obras "Odisseia" e "Ilíada". A Ilíada narra a guerra de Tróia e o herói Aquiles. A Odisseia narra o regresso da guerra de Tróia e o seu herói Odisseio (Ulisses).
Aquíles - Herói mitológico grego da guerra de Tróia (conflito entre gregos e troianos). Segundo a mitologia grega, Aquiles era um guerreiro invencível, mas o seu calcanhar era vulnerável. É derrotado pelo príncipe troiano Paris, por uma flecha envenenada que lhe atingiu o calcanhar.
Hércules - É o Herói mais famoso da mitologia grega, nascido em Tebas (Thebes). Meio-deus de força sobre-humana, Hércules lutou contra vários monstros e vilões terrestres. A magnitude dos seus trabalhos valeu-lhe o prémio da imortalidade.
Virgílio - Um dos maiores poetas romanos de sempre, pela sua obra "Eneida". Uma epopeia que relata a guerra de Tróia, a fundação de Roma e o seu herói Eneias. Nesta obra encontramos a estória do cavalo de Tróia, que os gregos usaram para tomar Tróia.
Sócrates - Filósofo grego, um dos maiores de toda a História da Filosofia. A sua principal área de estudo foi a teoria do conhecimento. Sócrates ensinava que a verdade só podia ser encontrada num debate interminável, um processo de perguntas e respostas — o famoso “método socrático”.
Platão - Filósofo grego, discípulo de Sócrates. Considerado um dos maiores pensadores metafísicos. A sua teoria das Ideias é uma das grandes fontes do pensamento ocidental.
Aristoteles - Filósofo grego, discípulo de Platão. Destacando-se por aprofundar e modificar as teorias do seu mestre. Foi professor de Alexandre, o Grande. Aristoteles, foi o primeiro a utilizar o método científico, classificando os seres vivos, as crenças e os sistemas de governo.
Jesus - Profeta e líder religioso nascido na Judeia. A sua vida e ensinamentos deu origem ao Cristianismo. Foi a religião predominante, na Europa Medieval. Hoje em dia, é uma das religiões com mais seguidores. Profeta é Aquele que fala em nome de um Deus.
Júlio César - Líder político, militar e governador da Antiga Roma. É uma das personalidades mais importantes da antiga Roma e o responsável por Roma passar de República a Império. Contribuiu para a expansão de Roma e nunca perdeu uma guerra. Foi assassinado à facada, a 15 de março de 44 a.C, por um grupo de senadores. Brutus, um dos assassinos, terá gritado “sic semper tyrannis” — “assim sempre aos tiranos”.
Augustus César - Seu nome Octávio, sobrinho-neto de Júlio César, tornou-se o primeiro imperador de Roma, depois de derrotar Marco António e Cleopatra. Durante os seus 40 anos de governo, duplicou o tamanho do Império Romano. Morreu, em Agosto, de causas naturais. Em sua homenagem, foi dado o seu nome ao mês em que morreu.
Conhecida pela sua inteligência e por usar a sedução como ferramenta política. Foi amante de líderes da Antiga Roma: Júlio César e depois Marco António, para garantir a estabilidade do Egipto. A Antiga Roma era o império mais poderoso, nessa altura. Após a derrota devastadora contra Augusto, Cleopatra e Marco António suicidam-se. Cleopatra tinha 39 anos. Até hoje, ninguém sabe a localização do jazigo onde o casal foi sepultado.
Nero - Quinto Imperador da Antiga Roma, contribuiu pouco para a expansão do império, mas ficou conhecido pela sua tirania e crueldade. Terá mandado matar cristãos; a sua mãe; a suas duas esposas; envenenado o irmão; e obrigado um antigo escravo a ser castrado, a se casar com ele, a viver como uma imperatriz e a usar o nome da sua última esposa. Acredita-se, também, que poderá ter ordenado incendiar a cidade de Roma. Participou nos jogos olímpicos, mas teve um acidente quase fatal.
Constantino - Foi o primeiro imperador cristão de Roma. Quando assumiu o trono, iniciou a cristianização do Império Romano. O cristianismo tornar-se-ía a religião dominante na Europa durante os próximos 1.500 anos.
Cicero - Foi um eloquente orador, escritor e filósofo romano que dissertava sobre a política e sociedade romana, do reinado de Júlio César. Introduziu em Roma as melhores ideias gregas. Infelizmente, as suas opiniões sobre a política não foram sempre populares e foi declarado inimigo público e executado, por Marco António, quando este se tornou imperador.
Espartáco - Possivelmente de origem de Trácia (região que faz hoje parte da Bulgária, Grécia e Turquia) foi um gladiador escravo, da Antiga romana que liderou a maior revolta de escravos contra a República de Roma (120.000 escravos). Quando a rebelião foi, finalmente, esmagada, 6.000 escravos sobreviventes foram crucificados ao longo da Via Ápia - uma estrada importante que conduzia a Roma.
Viriato - Foi o líder dos Lusitanos e herói português. Os Lusitanos eram um povo guerreiro que corajosamente resistiu quase 200 anos à conquista da Lusitânia, pelos romanos. Viriato foi morto à traição.
Xerxes, o Grande - Foi um poderoso rei persa. O seu governo foi o auge do Império Persa. O seu grande objectivo era conquistar a Grécia. Venceu o rei Leonidas, na Batalha de Térmopilas, e conquistou a cidade-estado de Atenas, mas não conseguiu vencer a Grécia e foi derrotado por Alexandre, o Grande.
Hannibal ou Anibal - Foi um general e estadista cartaginês, nascido durante a Primeira Guerra Púnica, que comandou um exército de homens e elefantes de Cártago(Norte de África) contra as legiões de Roma, iniciando a Segunda Guerra Púnica, em 218 BC. Venceu sucessivas batalhas, mas perdeu na Batalha de Zama, em 202. Em 149, os romanos provocaram uma Terceira Guerra Púnica contra os indefesos cartagineses, o que levou à destruição total da sua civilização.
Confúcio - Foi um filósofo chinês, cuja filosofia se baseia na bondade humana, justiça, respeito e honestidade. Os seus pensamentos influenciaram a China e continuam a inspirar todo o mundo.
Buda - Príncipe indiano, fundador do Budismo - uma filosofia de espiritualidade, que tem como base a prática de meditação para anulação do desejo, e, assim, acabar com o sofrimento. Os Ensinamentos de Buda são praticados um pouco por todo o mundo.