Avançar para o conteúdo principal

Personalidades que Marcaram a Idade Contemporânea


Finais do Séc. 18



Alessandro Volta (1745-1827) - Químico e físico italiano, que descobriu o metano, inventou a pilha voltaica e desenvolveu a primeira bateria eléctrica. Criando, assim, a primeira fonte de energia contínua.Faleceu aos 82 anos. Não se sabe ao certo a causa da sua morte.


Napoleon Bonaparte (1769–1821) - Líder militar e imperador francês que conquistou e governou grande parte da Europa, introduzindo reformas liberalistas e modernizando. Bonaparte é derrotado e exilado na ilha de Santa Helena, onde passou os últimos seis anos da sua vida, sob supervisão britânica, e morreu aos 52 anos. A sua autópsia concluiu que morreu de cancro no estômago, embora cientistas apontem que tenha sido envenenado com arsénico.


Ludwig van Beethoven (1770-1827) - Compositor e pianista alemão que redefiniu a música clássica. Deu o seu primeiro concerto aos 7 anos e começou a ficar surdo aos 25 anos, mas isso não o demoveu de criar algumas das mais aclamadas obras musicais, de todos os tempos, como a Terceira Sinfonia, a Nona Sinfonia, outras. Nunca casou. Morreu aos 57 anos de infecção do fígado.


Simón Bolívar (1783-1830) - um dos líderes mais importantes na luta pela independência de várias nações sul-americanas do domínio espanhol. Morreu aos 47 anos de tuberculose.


Lord Byron (1788-1824) - Um dos mais conceituados poetas românticos britânicos de todos os tempos. Lutou na guerra da Independência da Grécia contra os Turcos e terá morrido de malária, na Grécia, aos 36 anos.


Mary Shelley (1797-1851) -  Escritora inglesa que explorou o género gótico e criou uma das obras mais conhecidas mundialmente "Frankenstein".  Morreu aos 54 anos de tumor cerebral.


Séc. 19

Alexandre Dumas (1802-1870) - Um dos escritores franceses mais lidos de sempre. Criou obras mundialmente conhecidas como: "O Conde de Monte Cristo" e os "Três Mosqueteiros". As suas obras foram adaptadas a quase 200 filmes. Morreu aos 68 anos. Não se sabe ao certo a causa da sua morte.


Victor Hugo (1802-1885) - Poeta e novelista francês considerado um dos maiores escritores de todos os tempos. Algumas das sua obras mais famosas são: "O Corcunda de Notre-Dame de Paris (Quasimodo)", "Les Misérables", "Hernani" e "Cromwell". Foi general no exército de Napoleão. Morreu aos 83 anos de pneumonia.


Charles Darwin
 (1809–1882)  - Cientista inglês cuja controversa teoria "A Origem das Espécies" publicada em 1859, abalou a comunidade científica e desafiou a teoria cristã da criação. Segundo Darwin a Humanidade evoluiu de homonídeos da Pré-História, que foram  adaptando-se ao meio e dando origem a novas espécies. Cada nova espécie que se adaptou melhor ao meio, seriam os que sobreviveriam e reproduziriam (selecção natural). Morreu aos 73 anos. Não se sabe ao certo a causa da sua morte.


Edgar Allan Poe (1809-1849) - Poeta, crítico literário  e pioneiro da escrita em forma do conto. O seu estilo de escrita era sombrio, macabro e misterioso. Este norte-americano contribuiu para os géneros literários de contos de terror e ficção científica. Morreu aos 40 anos. A causa da sua morte é incerta.


Charles Dickens (1812-1870) - Considerado o maior escritor da era vitoriana inglesa. Os seus clássicos: "Oliver Twist", "David Copperfield", "A Tale of Two Cities" e "Great Expectations" são reconhecidos em todo o mundo e o seu estilo de escrita único é conhecido como Dickensian. Terá morrido de uma hemorragia cerebral aos 58 anos.


Soren Kierkegaard (1813-1855) - Filosofo, teólogo, critico social e poeta dinamarquês. Considerado o primeiro filosofo existencialista. Nunca casou. Morreu aos 42 anos. Não é conhecida a causa da sua morte.



Charlotte 
(1816-1855), Emily (1818-1848) e Anne Brontë (1820-1849) -  escritoras inglesas, numa época em que a literatura era proibida para as mulheres. As três irmãs publicaram as suas obras sob pseudónimos masculinos e somente mais tarde foram reconhecidas, como autoras de alguns dos maiores clássicos  da literatura inglesa. Emily morreu aos 30 anos e Anne aos 29 anos, ambas de tuberculose. Charlotte morreu aos 38 anos de complicações da sua gravidez
.


Karl Marx (1818-1883) -  Filósofo político alemão que criou a estrutura teórica para o comunismo e o socialismo – uma alternativa à sociedade capitalista, através das suas obras "O Capital"(1867) e "O Manifesto Comunista"(1848). Esta ultima em colaboração com Frederich Engels. Incitando à revolução em todo o mundo. Marx teve uma influência poderosa na luta ideológica do século 20. 
Morreu de bronquite aos 65 anos.


Friedrich Engels (1820- 1895) - Filósofo socialista alemão da antiga Prússia, que ficou conhecido por escrever, em colaboração, com Karl Marx "O Manifesto Comunista", de 1848. Que lançaria a base do comunismo e do socialismo e inspiraria movimentos comunistas, em todo o mundo, nomeadamente na União Soviética, China e Cuba.
Morreu aos 75 anos. Como causa da sua morte é apontada a bronquite ou o cancro da garganta.


Louis Pasteur (1822-1895) - Este químico francês, conhecido como o pai da microbiologia, descobriu que os germes crescem através da fermentação,  infectando pessoas e animais e causando doenças mortais. Assim, criou o processo de pasteurização de alimentos e as primeiras vacinas para o antraz e a raiva. Salvando vidas em todo o mundo e contribuindo para o avanço da medicina. Morreu aos 73 anos de derrame cerebral.


Jules Verne (1828-1905) - Autor francês, conhecido como o pai da ficção científica. As suas obras mais famosas são: "Viagem ao Centro da Terra", "A Volta ao Mundo em 80 dias" e "20 mil Léguas Submarinas". É um dos autores mais traduzidos em todo o mundo. Morreu aos 77 anos de complicações de diabetes. 


Leo Tolstoy (1828-1910)  - Escritor russo considerado um dos maiores escritores de todos os tempos. Algumas das duas obras mais famosas são "Guerra e Paz" e " Anna Karenina".  Na política, a sua exposição do pacifismo e da não-violência teve uma profunda influência sobre outros – principalmente Mahatma Gandhi e Martin Luther King. Contraiu pneumonia e morreu de insuficiência cardíaca aos 82 anos.


Emily Dickinson (1830-1886) - Poeta lírica norte-americana que escreveu por volta de 1800 poemas, cujos temas prevalecentes são o questionamento da natureza da morte e da imortalidade. Nunca casou, viveu muito isolada e interagia com o seu pequeno circulo por correspondência. Nunca casou. Terá morrido de insuficiência cardíaca causada por hipertensão grave, aos 56 anos.


Alfred Nobel (1833-1896) - Químico, engenheiro e inventor sueco. Tem 355 patentes de invenções, mas a mais conhecida é a invenção da dinamite, em 1867. Nunca casou, nem teve filhos. Deixou em testamento a sua fortuna para a fundação dos conceituados Prémios Nobel, para premiar talentos da Física, Química, Psicologia, Medicina, Literatura e Paz.  Morreu de uma hemorragia cerebral aos 63 anos.


Mark Twain (1835-1910) - Escritor norte-americano, famoso pelas suas obras mundialmente reconhecida e adaptadas ao cinema e televisão, como: "As Aventuras de Tom Sawyer" e "As Aventuras de Huckleberry Finn", inspiradas pela sua infância em Missouri. Morreu aos 74 anos de angina de peito. 


Tchaikovsky (1840-1893) -  Compositor russo, considerado mundialmente um dos maiores do género clássico. Compôs concertos, óperas, sinfonias e ballet. Algumas das suas obras mais famosas são as peças de ballet "O Lago dos Cisnes", "O Quebra-Nozes" e "A Bela Adormecida". Terá morrido de cólera aos 53 anos. Mas existem dúvidas.


Friedrich Nietzsche (1844–1900) - Filósofo e crítico cultural alemão, mas também compositor e poeta. Famoso pelas suas criticas à moralidade e religiosidade da Europa tradicional. Sugeria novos valores que melhorariam a vida social e psicológica.  A sua frase mais famosa é: "Deus está morto."
Nunca casou. Morreu aos 55 anos. Não existe consenso sobre a causa da sua morte. É apontada  a neurossífilis ou a demência frontotemporal aguda. 


Thomas Edison (1847-1931) - Inventor norte-americano, cuja invenção mais famosa foi a lâmpada incandescente, que desenvolveu em 1879, e mudaria para sempre a forma de viver de todas as sociedades do mundo. Morreu aos 84 anos devido a complicações de diabetes.


Bram Stoker (1847-1912) - Romancista irlandês que, em Maio de 1897, publicou "Drácula" - as estórias de um vampiro aristocrata da Transilvânia, na Inglaterra - inspirado pela sua visita às ruínas da cidade de Yorkshire, em Whitby, Inglaterra. O Drácula tornou-se popular em todo o mundo, e foi adaptado ao cinema, teatro e à televisão. Morreu aos 64 anos. A causa da sua morte é incerta.


Antoni Gaudí (1852-1926)  - Arquitecto e designer catalão, famoso pelas suas obras arquitectónicas únicas, em Barcelona: a Igreja da Sagrada FamíliaCasa Batlló e Casa Milà. Nunca casou. Morreu aos 74 anos atropelado por um eléctrico. 


Vincent Van Gogh (1853-1890) -  Pintor holandês que influenciado pelos pintores impressionistas franceses da época, desenvolveu o seu estilo próprio - o pós-impressionismo.
E muito conhecido o episódio em que Van Gogh cortou a própria orelha e entregou-a a uma prostituta.  Pouco depois, internou-se num hospital psiquiátrico durante 1 ano.
Nunca se casou. Morreu aos 37 anos devido a um tiro no peito. Não se sabe ao certo se foi suicidio ou não.


Oscar Wild (1854-1900) - Dramaturgo, novelista, poeta, e critico irlandês. É considerado um dos maiores escritores da Era Victoriana. Envolvido num escândalo sexual homossexual, pelo que foi preso em 1895. A sua mulher Constance Lloyd abandona-o, partindo para a Itália, com os dois filhos. Morreu aos 46 anos, em Paris. Pensa-se que poderá ter morrido de sifilis ou meningite.


Sigmund Freud (1856-1939) - Austríaco de descendência judaica, fundou a Psicanálise. Freud acreditava que os desequilíbrios psíquicos tinham origem na repressão de desejos e sentimentos, no inconsciente. E a cura estaria em traze-los para o consciente.
A seu pedido, morreu através de suicídio assistido, aos 83 anos, quando sofria dum estado avançado de cancro da boca. 


Nicola Tesla (1856-1943) -  Visionário, inventor e engenheiro eléctrico nascido na Croácia, mas de pais sérvios, que em 1884, emigrou para os EUA, e criou o sistema de transmissão de energia AC (longa distância). O sistema que usamos nos dias de hoje é baseado no de Tesla.
As contribuições de Tesla para a humanidade vão para além de gerar e transmitir de energia. A comunicação sem fios, raio X, ondas radio, entre outras. As suas invenções são a base dos avanços tecnológicos que usamos hoje. Nunca casou. Morreu aos 87 anos de, possivelmente, ataque cardíaco.


Sir Arthur Conan Doyle (1859-1930) - Oftalmologista escocês que desistiu da medicina para se dedicar à escrita. Famoso pela criação da irónica personagem o detective Sherlock Holmes, que foi e continua a ser adaptado ao cinema, animações e a séries televisivas.
Morreu de ataque cardíaco aos 71 anos.


Marie Curie (1867-1934) - Cientista e professora universitária polaca, que em conjunto com Henri Becquerel e o seu marido Pierre Curie, recebeu o prémio Nobel da Física, pela descoberta da radioactividade, em 1903. E, em 1911, recebe, a solo, o Prémio Nobel da Química. 
Ela foi a primeira mulher a receber o Prémio Nobel e é a única mulher a ser galardoada em duas áreas cientificas diferentes. 
Fundou o centro de pesquisa médica, o Instituto Curie em Paris e desenvolveu unidades de radiografia móvel para fornecer serviços de raio-X a hospitais, durante a Primeira Guerra Mundial.
Curie morreu aos 66 anos, de anemia aplástica, causada pela exposição à radiação durante as suas pesquisas científicas.


Mahatma Gandhi
 (1869-1948) -  Advogado e líder indiano na luta não-violenta pela independência da India do domínio colonial britânico. 
Após a independência da Índia, em 1947,  promoveu a paz com o recém-dividido Estado do Paquistão. 
Foi assassinado a tiro aos 79 anos, por um hindu que reprovava o seu trabalho com os muçulmanos paquistaneses.


Vladimir Ilitch Ulianov, mais conhecido por Lenine (1870-1924) -  Foi um revolucionário russo e líder do Partido Bolchevique. Foi o primeiro líder da URSS e do governo comunista que assumiu o poder na Rússia em 1917. Lenine é também conhecido como o criador do leninismo, uma versão do comunismo que adaptou para a União Soviética. Morreu aos 54 anos, de AVC.


Harry Houdini (1874-1926) - Ilusionista legendário de origem húngara, que ficou famoso pelas suas actuações irónicas de escapar à morte, libertando-se de algemas, por vezes dentro de água ou enterrado vivo.  Foi o artista mais bem pago do seu tempo, nos EUA. 
Morreu devido a uma lesão no estômago, aos 52 anos. 


Winston Churchill (1874-1965) - Primeiro-ministro por duas vezes do Reino Unido. Foi uma figura de destaque na Segunda Guerra Mundial, pela sua aliança estratégica com os EUA e a União Soviética para derrotar a Alemanha nazi, na Segunda Guerra Mundial. Morreu aos 91 anos, de AVC.


Mileva Marić (1875-1948) - Matemática sérvia, que estudou em Zurique, onde conheceu o seu colega de turma e futuro marido Albert Einstein, com quem teve 3 filhos. Existe a dúvida se ela terá contribuído para a teoria da relatividade de Einstein, uma vez que ele transferiu o dinheiro do prémio Nobel para ela, apesar de já estarem divorciados. Em 1904, Einstein terá escrito sobre Maric: "Sem ela, nunca teria começado o meu trabalho". A sua genialidade é inquestionável."
Morreu aos 72 anos, na Suíça. Causa de morte desconhecida.


Mata Hari (1876-1917) -  Margaretha Geertruida Zelle foi uma dançarina exótica e cortesã holandesa, famosa pela sua sensualidade e erotismo. Terá feito espionagem para os franceses durante a Primera Guerra Mundial. Mas foi acusada de, também, ser espiã para a Alemanha. Foi, por isso,  executada a tiro pelos franceses, aos 41 anos.


Joseph Estaline (1878-1953) - Estaline foi o governante absoluto da União Soviética de 1924 até à sua morte em 1953. Iniciou a industrialização da economia soviética, participou na Segunda Guerra Mundial e era o líder da União Soviética no inicio da Guerra Fria. Morreu aos 74 anos de AVC.


Albert Einstein (1879-1955) - Cientista e físico judeu nascido na Alemanha. Considerado o pai da Física Moderna e uma das mentes mais brilhantes de sempre. Desenvolveu a teoria da relatividade, em 1905 e explicou o efeito fotoeléctrico. Recebeu o Prémio Nobel da Física, em 1921.  
Em 1952, recusou uma oferta para se tornar o segundo presidente do Estado de Israel, para não interferir com o seu trabalho cientifico.
Morreu aos 76 anos de um aneurisma da aorta abdominal.


Alexander Fleming (1881-1955) -  Biólogo e farmacologista escocês, famoso pela sua descoberta da substância antibiótica penicilina em 1928. Recebeu o Prémio Nobel da Medicina, juntamente com Howard Florey e Ernst Boris Chain, em 1945.
Morreu de ataque cardíaco aos 74 anos.


Fernando Pessoa (1888-1935) - Famoso poeta, escritor e filósofo português, que inovou a escrita ao criar mais de 70 diferentes personalidades para escrever em estilos diferentes - os heterónimos. Um dos seus heterónimos mais famosos foi  Bernardo Soares, autor do "Livro do Desassossego". Nunca casou. Morreu aos 47 anos de inflamação aguda no pâncreas ou cólica hepática.


Roland Garros (1888-1918) -  Aviador e herói francês que bateu recordes de voos, foi o primeiro a voar o Mediterrâneo e um dos primeiros pilotos de guerra, que ajudou a desenvolver o uso de metralhadora num avião de guerra. Morreu em combate, na Primeira Guerra Mundial, ao 30 anos. Nunca casou.
Em sua homenagem foi baptizado o icónico estádio, em Paris, onde acontecem alguns dos mais importantes torneios de ténis internacional.


Jack, o Estripador - Foi um serial killer que aterrorizou Londres, em  1888, assassinando, estripando minuciosamente e levando orgãos de, pelo menos, cinco prostitutas, num bairro pobre de Whitechapel. Indicando que assassino possuía  conhecimento da anatomia humana. 
O neto da rainha Victoria de Inglaterra foi um dos suspeitos. Mas o investigador e autor inglês Russell Edwards, afirma que o ADN encontrado num xaile recuperado duma cena de crime, foi analisado, revelando que o "carniceiro de Whitechapel" era um barbeiro imigrante polaco, de 23 anos chamado Aaron Kosminski, que morreu numa instituição psiquiátrica, em 1919. Edwards acredita que Kominski teria ligações à maçonaria. No entanto, o sémen encontrado no xaile da prostituta, poderia ter sido de qualquer cliente.


Adolf Hittler (1889-1945)  - Nascido na Áustria, foi um líder carismático do Partido Nazi, que assumiu o poder em 1933 e se tornou ditador da Alemanha. Determinado a vingar a Alemanha da humilhação do tratado de Versalhes, lidera o exercito alemão para a conquista da Europa. Iniciando a Segunda Guerra Mundial. Suicidou-se no seu bunker, quando estava prestes a ser capturado. Não se sabe ao certo como, porque o corpo foi queimado e enterrado. Tinha 56 anos. 


Charlie Chaplin (1889-1977) - Actor, realizador e compositor Inglês que se popularizou, na Era do Cinema Mudo, com as suas interpretações cómicas em curtas e médias-metragens satíricas, como: O Imigrante(1917), A Corrida ao Ouro(1925), O Circo(1928), Tempos Modernos(1936), O Grande Ditador(1940). Tornou-se um ícone do cinema mudo e é considerado um génio da comédia.
Morreu aos 88 anos, na noite de Natal, 25 de Dezembro, durante o sono depois de sofrer de um AVC. 


Ernest Hemingway (1899-1961)  -  Escritor e jornalista norte-americano cujas experiências de guerra são descritas nas obras: "Adeus às Armas" (1929) – sobre a Primeira Guerra Mundial, e "Por Quem os Sinos Dobram" (1940) – sobre a Guerra Civil de Espanha. Suicidou-se aos 62 anos com um tiro.


Alfred Hitchcock (1899-1980) -  Realizador e produtor de cinema inglês famoso por produzir diversos filmes clássicos, especialmente do género thriller., tais, como: 39 Degraus (1935), Janela Indiscreta (1954), Um Corpo que Cai (1958) e Psico (1959). Morreu aos 81 anos de causas naturais.




Séc. 20

Hergé (1907-1983) - Desenhador de banda desenhada belga, que criou "As Aventuras de Tintim", uma das bandas desenhadas europeias mais populares do século 20, adaptada para a televisão e cinema.


Madre Teresa (1910–1997) -  O seu nome é Anjezë Gonxhe Bojaxhiu, foi uma freira católica romana, nascida na Macedónia do Norte, de origem albanesa, que dedicou a sua vida a servir os pobres e desamparados de todo o mundo. Passou muitos anos em Calcutá, na Índia, onde fundou as Missionárias da Caridade, para ajudar os mais necessitados. Em 1979, Madre Teresa recebeu o Prémio Nobel da Paz. Morreu aos 87 anos de falha cardíaca. Em 2016, torna-se Santa Teresa  pela Igreja Católica Romana.


Nelson Mandela (1918-2013) - Activista e advogado sul africano, que ficou conhecido pela sua luta contra a opressão racial e pelo fim do apartheid. 
Foi preso e condenado a prisão perpétua  durante um protesto pacifico. Foi libertado, 27 anos depois em 1990. 
Recebeu o Prémio Nobel da Paz em 1993 e um ano depois foi eleito, democraticamente, o primeiro presidente negro da Africa do Sul, entre 1994 e 1999. Morreu de infecção respiratória aos 95 anos.


Margaret Thatcher (1925-2013) -  Conhecida como a Iron Lady (Dama de Ferro), foi a primeira mulher primeira-ministra do Reino Unido, do partido conservador, em 1979, numa altura que o governo estava em quase-bancarota.  
Demitiu-se devido à suas políticas impopulares, tais como: privatização das industrias, do transporte público, da habitação social; o polémico imposto eleitoral e redução do poder dos sindicatos. Morreu aos 88 anos de AVC.


Che Guevara (1928-1967) - Formado em medicina, foi um revolucionário Argentino e líder de guerrilha. Uniu-se a Fidel Castro na revolução cubana contra o governo corrupto e subordinado aos EUA. Juntou-se, depois, à guerrilha boliviana, mas foi capturado pelos exército ranger da Bolívia, com ajuda da CIA, e executado a tiro. Tinha 39 anos.


Martin Luther King (1929- 1968) - Líder e activista norte-americano pelo direito das pessoas negras, inspirado pelo pai e avó pastores da igreja. Quando Rosa Sparks se recusou a levantar no autocarro para dar lugar a um homem branco, Martim foi a voz desse movimento de revolta não-violenta. Era a favor de agir contra o racismo sem violência.  Foi assassinado a tiro, durante um discurso, aos 39 anos.


14th Dalai Lama (1935) - O seu nome de nascimento é Lhamo Döndrub, o quinto filho de uma família numerosa, da aldeia agrícola de Taktser, no Tibete. Aos dois anos de idade, foi escolhido como o renascimento do Dalai Lama e enviado para formação monástica para se tornar um monge budista e líder espiritual do povo tibetano. O seu nome espiritual é Tenzin Gyatso. 
Entretanto, a China ocupou o Tibete, em 1950. Por segurança, o Dalai Lama exilou-se na India, com 80.000 tibetanos, em 1959, aos 23 anos. Donde luta pacificamente pela libertação do Tibete. É uma das personalidades mais reconhecidas do mundo. Recebeu o Prémio Nobel da Paz, em 1989. 
“Estou convencido de que todos podem desenvolver um bom coração e um sentido de responsabilidade universal com ou sem religião.” - Dalai Lama.


Princesa Diana (1961-1997) - É a princesa mais popular do mundo.  Casou, em 1981, com o príncipe Carlos III (tornar-se-ía rei do Reino unido, em 2022). Mas cedo, descobriu que o marido tinha uma amante de longa data (que viria a ser rainha em 2022). O seu sofrimento e trabalho humanitário comoveu o público. Divorciou-se em 1996 depois de 15 conturbados anos de casamento. Um ano depois, morreu tragicamente num acidente de carro em Paris, com o seu namorado bilionário egípcio, chocando o mundo. Tinha 36 anos.



 


Outros Artigos

O que foi o Apartheid?

História da Europa - Idade Média - Resumo

Quem era Jesus?

História da Humanidade - Idade Antiga - Resumo

O que é o Colonialismo?

Linhagem da Monárquia Portuguesa

História da Europa - Idade Moderna - Resumo