Avançar para o conteúdo principal

Primeiros Humanos - Pré -História - Resumo


Pré-História


A Pré-História é o período do aparecimento dos primeiros humanos e o seu desenvolvimento na terra.


Alguns cientistas consideram ser o primeiro hominídeo - o Austrolapiteco. Assim, estamos a falar de, aproximadamente, 3 milhões de anos atrás.


Imagem Pinterest

No entanto, outros cientistas apenas consideram o aparecimento do primeiro homem apartir do Homo Sapiens. Por não acreditarem que o Homem Moderno tenha relação parental com primatas. Neste caso, o Primeiro Homem terá aparecido à aproximadamente 300.000 anos atrás.


Seja como for, tudo aponta que o Primeiro Homem apareceu em África, pois as ossadas mais antigas, seja do Austrolapiteco, seja do Homo Sapiens foram encontradas lá.


A Pré-História divide-se-se em 2 períodos: Idade da Pedra e Idade do Metal

A Idade da Pedra chama-se assim porque os primeiros hominídeos usavam sobretudo a pedra como ferramenta, mas também osso, madeira e argila.


A Idade da Pedra subdivide-se em dois períodos:  O Paleolítico (Idade da Pedra) e o Neolítico (Idade da Pedra Polida).



Idade da Pedra - Paleolítico

Este período passa-se durante a Idade do Gelo (3), estes primeiros hominídeos tiveram, primeiramente, que se adaptar às intemperes da natureza e ao meio ambiente. 

Tornam-se nómadas - grupos sem residência fixa, que viviam em pequenos bandos, refugiavam-se em cavernas e vestiam as peles de animais que caçavam; alimentavam-se do que caçavam e da recolha de frutos e raízes (colectores).

Como eram dependentes da natureza, sentiam necessidade de estarem em constante deslocação, procurando alimento ou para se abrigarem de perigos, tais como frio, animais selvagens, outros bandos nómadas. 

Esta prática foi responsável pelo povoamento do planeta. De África terão avançado para a Ásia e só depois terão chegado à Europa. 

Com o passar do tempo, estes grupos começaram a explorar e a dominar a natureza. Aprendem a usar, principalmente, a pedra, mas, também, o osso e madeira, como ferramentas (machados, lanças, etc). Descobrem como fazer fogo para se iluminarem à noite, protegerem de animais e a cozinhar os alimentos. A invenção do fogo mudaria para sempre a Humanidade. 

Foi, também, durante o Paleolítico que  começam a pescar, a domesticar o lobo e a fazer pinturas em rochas - as pinturas rupestres: pinturas de caça, animais, mãos, outros.


Idade da Pedra Polida - Neolítico

O período do Neolítico é marcado pelo desenvolvimento da agricultura e pecuária

Com o final da Idade do Gelo, as temperaturas permitem aos povos passarem de nómadas a sedentários. Ou seja, passam a fixar-se numa terra e a praticar a agricultura. Normalmente, à beira de rios, para garantir a rega dos seus cultivos, e o pastoreio de  animais.

Passam, agora, a viver em cabanas de barro, pedra e madeira. Dando início à transformação da paisagem natural da Terra.


Com os cultivos, passa a existir mais alimento e essa melhoria de alimentação fez com que a população aumente. Agora, estes povos precisam de recipientes para armazenar e cozinhar os alimentos e assim começam a inventar a cerâmica


Começam, também, nesta altura a trocar alimentos e objectos com outras comunidades. Sendo este o início do comércio


Pensa-se que a invenção da religião, também, tenha começado neste período, como forma destes povos tentarem compreender os fenómenos da natureza como chuva, trovão, raios, as secas, e a morte. 

O famoso Stonehenge, a sul da Inglaterra, pensa-se que fosse um templo para cerimónias pagãs (4), do Neolítico.


Stonehege, Salisbury Plain, Wiltshire, Inglaterra 


Idade dos Metais

É durante a última fase da Pré-História que estes povos inventam a técnica da fundição e começam a utilizar novos materiais - os metais. Dando origem ao nome: Idade do Metal.

Este período divide-se em:

Idade do Cobre

Idade do Bronze

Idade do Ferro


Primeiro terão começado a usar o cobre - Idade do Cobre. Depois o estanho. E com a mistura dos dois, inventam o bronze - Idade do Bronze

Com estes novos materiais, produzem armas de guerra, caça, pesca, ferramentas para a agricultura, utensílios de cozinha, objectos de arte, outros - mais eficientes que os de pedra.

É durante a Idade do Bronze que aparece a primeira autoridade pública. As comunidades começam a organizar-se socialmente e notam-se as primeiras desigualdades.

Mais tarde, começa-se a usar o ferro - Idade do Ferro. Mas difunde-se  de forma muito mais lenta, devido à dificuldade de extracção e técnica de transformação. O Ferro é usado mais fortemente, mais tarde, para a fabricação de armas de guerra.


Passando a haver troca de mercadorias e com estes povos, agora, vivendo em aglomerados agrícolas que se transformam nas primeiras aldeias, sentem a necessidade de contabilizar mercadorias, calcular pesos e preços. Assim começam a inventar sinais e símbolos, que estão na origem da escrita e numeração. encerrando assim, o período Pré- História e dando início ao período da História - Idade Antiga.



Nota

Pouco mais se sabe sobre a Pré- História. Nesta altura, ainda, não existia a escrita, portanto os acontecimentos, procedimentos, crenças, valores, regras e obrigações das primeiras comunidades não estão documentados. 

Tudo é baseado nos ossos, objectos e vestígios encontrados, consoante a sua antiguidade.

Todos estes termos foram atribuídos por historiadores europeus como forma de classificar os povos de acordo com o seu desenvolvimento tecnológico - as ferramentas, objectos e técnicas que foram criando.



Glossário

Fósseis(1) - Fósseis são vestígios de seres vivos em diferente tipos de materiais, principalmente rochas. Os fósseis podem ser ossos, pegadas, dentes, folhas ou até mesmo bactérias.


Hominídeo(2) - Este termo é utilizado para se referir a uma família de primatas que incluí os seres humanos e seus ancestrais mais próximos, como o Homo Sapiens.

Não há concordância científica que haja parentesco de primatas primitivos como o Australopiteco com o Homem Moderno. Trata-se de uma teoria. Tendo sido o cientista inglês Charles Darwin o primeiro a formular a Teoria da Evolução Natural das Espécies.


Idade do Gelo(3) - Refere-se a um período de tempo em que a temperatura da Terra é mais fria e existem formações de gelo permanentes. No entanto, existem, também, períodos menos frios durante a Idade do Gelo. 


Paganismo(4) - A crença em múltiplos deuses - Politeísmo, e as suas celebrações.


Fundição(5) - É a técnica de amolecer, derreter metais e moldar em determinadas formas para a fabricação de utensílios, ferramentas, outros. 

Outros Artigos

História da Humanidade - Idade Antiga - Resumo

História da Europa - Idade Média - Resumo

O que é o Colonialismo?

História da Europa - Idade Moderna - Resumo

Literatura Medieval na Europa - Resumo

O Lazer na Idade Medieval - Resumo

Reforma Protestante e Contra- Reforma - Resumo

Lendas de Portugal- A Lenda de D. Pedro e Inês de Castro

Colónias e Protetorados por Continentes