Avançar para o conteúdo principal

Pré - História, Resumo dos Primeiros Humanos


Pré-História

A Pré-História é o período fascinante do aparecimento dos primeiros humanos, as suas primeiras descobertas, invenções e o seu desenvolvimento na terra.

Alguns cientistas consideram o Austrolapiteco como o primeiro hominídeo. Assim, estamos a falar de, aproximadamente, 3 milhões de anos atrás.

No entanto, outros cientistas apenas consideram o aparecimento do primeiro homem a partir do Homo Sapiens (que significa "aquele que pensa" e são anatomicamente mais modernos). Por não acreditarem que o Homem Moderno tenha relação parental com primatas e símios. Neste caso, o Primeiro Homem terá aparecido à, aproximadamente, 200.000 anos atrás.

Seja como for, a evidência mais antiga, descoberta até ao momento, da presença humana na terra, é em África. Seguido da Ásia (Geórgia e China).

Além disso, segundo descobertas arqueológicas, a evolução dos hominídeos não é uma sucessão de espécies únicas. Muitas espécies, provavelmente, cruzaram-se entre si e/ou sobrepuseram-se em períodos de tempo.


A Pré-História divide-se-se em 2 períodos: Idade da Pedra e Idade do Metal

A Idade da Pedra chama-se assim porque os primeiros hominídeos usavam sobretudo a pedra como ferramenta, mas também osso, madeira e argila.

A Idade da Pedra subdivide-se em dois períodos:  

  • O Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada (pedra trabalhada com técnicas mais simples).
  • O Neolítico ou Idade da Pedra Polida (pedra trabalhada com técnicas mais avançadas).


Já a Idade do Metal marca o início do uso dos metais e da sua manipulação.

Este período é subdividido conforme os metais que vão sendo descobertos:

  • Idade do Cobre
  • Idade do Bronze
  • Idade do Ferro


Idade da Pedra Lascada - Paleolítico

Este período passa-se durante a Idade do Gelo (3), estes humanos primitivos  tiveram, primeiramente, que se adaptar às intempéries da natureza e ao meio ambiente. 

São pequenos grupos nómadas, sem residência fixa, que se refugiavam em cavernas e vestiam peles de animais que caçavam; alimentavam-se do que caçavam, pescavam e da recolha de frutos e raízes (colectores).

Os nómadas usavam a pedra, machados de pedra, lascas longas de pedra(lâminas), lanças de madeira com pontas de osso ou chifre para pescar e caçar, entre outras. Sendo as ferramentas mais antigas encontradas, as de Oldowan.

Como eram dependentes da natureza, sentiam necessidade de estarem em constante deslocação, procurando alimento ou para se abrigarem de perigos, tais como frio, animais selvagens, outros bandos nómadas. 

Esta prática foi responsável pelo povoamento do planeta. De África terão avançado para a Ásia e só depois terão chegado à Europa. 

Com o passar do tempo, estes grupos começaram a explorar e a dominar a natureza. Descobrem como fazer fogo para se iluminarem à noite, protegerem de animais e a cozinhar os alimentos. A invenção do fogo mudaria para sempre a Humanidade. 

Foi, também, durante o Paleolítico que começam a domesticar o lobo e a fazer pinturas de animais, caça, outros, em rochas, usando pigmentos naturais - as pinturas rupestres.


Idade da Pedra Polida - Neolítico

O período do Neolítico é marcado pelo desenvolvimento da agricultura,  pecuária(criação de animais) e das ferramentas com pedra polida. Passando a criar ferramentas com lâminas trabalhadas(polidas) e mais afiadas.

Com o final da Idade do Gelo, as temperaturas permitem aos povos passarem de nómadas a sedentários. Ou seja, passam a fixar-se numa terra e a praticar a agricultura. Normalmente, à beira de rios, para garantir a rega dos seus cultivos, e o pastoreio de  animais.

Passam, agora, a construir cabanas de barro, pedra, folhagem e madeira, para viver. Dando início à transformação da paisagem natural da Terra.

Com os cultivos, passa a existir mais alimento e essa melhoria de alimentação fez com que a população aumente. Agora, estes povos precisam de recipientes para armazenar e cozinhar os alimentos e assim começam a criar a cerâmica

Começam, também, nesta altura a trocar alimentos e objectos com outras comunidades. Sendo este o início do comércio

Pensa-se que a invenção da religião, também, tenha começado neste período, como forma destes povos tentarem compreender os fenómenos da natureza como chuva, trovão, raios, as secas, e a morte. 

O famoso Stonehenge, a sul da Inglaterra, pensa-se que fosse um templo para cerimónias pagãs (4), do Neolítico.


Stonehege, Salisbury Plain, Wiltshire, Inglaterra 



Idade dos Metais

É durante a última fase da Pré-História que estes povos começam a utilizar novos materiais - os metais,  e inventam a técnica da fundição(derretem os metais e dão-lhes formas).

Este período subdivide-se em:

  • Idade do Cobre
  • Idade do Bronze
  • Idade do Ferro


Primeiro terão começado a usar o cobre - Idade do Cobre. Depois o estanho. E com a mistura dos dois, inventam o bronze - Idade do Bronze

Com estes novos materiais, produzem armas de guerra, caça, pesca, ferramentas para a agricultura, utensílios de cozinha, objectos de arte, outros - mais eficientes que os de pedra.

É durante a Idade do Bronze que aparece a primeira autoridade pública. As comunidades começam a organizar-se socialmente e notam-se as primeiras desigualdades.

Mais tarde, começa-se a usar o ferro - Idade do Ferro. Mas difunde-se  de forma muito mais lenta, devido à dificuldade de extracção e técnica de transformação. O Ferro é usado mais fortemente, mais tarde, para a fabricação de armas de guerra.


Passando a haver troca de mercadorias e com estes povos, agora, vivendo em aglomerados agrícolas que se transformam nas primeiras aldeias, sentem a necessidade de contabilizar mercadorias, calcular pesos e preços. Assim começam a inventar sinais e símbolos, que estão na origem da escrita e numeração. encerrando assim, o período Pré- História e dando início ao período da História - Idade Antiga.


A Primeira Civilização da Europa

Escavações arqueológicas(6) em Vinča, na Sérvia, têm revelado vestígios de uma civilização neolítica que vivia na região à 7000 anos a.C.. Sendo a maior e mais antiga civilização da Europa e que se terá espalhado pelos territórios das actuais Bósnia, Sérvia, Roménia, Bulgária, Montenegro, Macedónia e Grécia. 

O povo Vinča, que terá existido entre 5400 a.C. e 4500 a.C, é considerado um dos povos pré-históricos mais avançados. Utilizando técnicas sofisticadas de fabrico de cerâmicas e ferramentas; práticas agrícolas avançadas, domesticação de animais e uma organização social complexa. 

Cerâmicas, estatuetas e outros artefactos(7) de barro encontrados com símbolos, inscritos podem, mesmo, representar a forma de escrita mais antiga do mundo, muito antes do aparecimento da escrita das civilizações na Mesopotâmia e no Egipto. 

Esta civilização terá existido durante mil anos. O motivo do seu desaparecimento continua a ser objecto de estudo.


Descobrir mais sobre os nossos antepassados é perceber melhor a evolução humana.



Nota

Pouco mais se sabe sobre a Pré- História. Nesta altura, ainda, não existia a escrita. Portanto, acontecimentos, procedimentos, crenças, valores e obrigações das primeiras comunidades não estão documentados. 

Toda a informação que temos é baseada nas descobertas e estudo de ossadas, dentes, fosseis, objectos, ADN e outros vestígios encontrados, consoante a sua antiguidade.

Todos estes termos foram atribuídos por historiadores europeus como forma de classificar os povos de acordo com o seu desenvolvimento tecnológico - as ferramentas, objectos e técnicas que foram descobrindo e criando.


Outros Acontecimentos da Pré-História

A Pangea 
Segundo a teoria da Pangea, na altura do Paleolítico, existiria apenas um continente - a Pangea - que se terá separado na Era Jurássica(9), devido a movimentos das placas teutónicas da Terra. Surgindo o oceano Atlantico.

Esta teoria terá por base os vestígios semelhantes encontrados em continentes que actualmente estão separados.



Glossário

Fósseis(1) - Fósseis são vestígios de seres vivos em diferente tipos de materiais, principalmente rochas. Os fósseis podem ser ossos, pegadas, dentes, folhas ou até mesmo bactérias.


Hominídeo(2) - Este termo é utilizado para se referir a uma família de primatas que incluí os seres humanos e seus ancestrais mais próximos, como o Homo Sapiens.

Não há concordância científica que haja parentesco de primatas primitivos como o Australopiteco com o Homem Moderno. Trata-se de uma teoria. Tendo sido o cientista inglês Charles Darwin o primeiro a formular a Teoria da Evolução Natural das Espécies.


Idade do Gelo(3) - Refere-se a um período de tempo em que a temperatura da Terra é mais fria e existem formações de gelo permanentes. No entanto, existem, também, períodos menos frios durante a Idade do Gelo. 


Paganismo(4) - A crença em múltiplos deuses - Politeísmo, e as suas celebrações.


Fundição(5) - É a técnica de amolecer, derreter metais e moldar em determinadas formas para a fabricação de utensílios, ferramentas, outros. 


Escavações arqueológicas(6)As escavações arqueológicas são conduzidas por arqueólogos(8), cujas equipas utilizam ferramentas como pás, picaretas, escovas e peneiras para escavar o solo de forma cuidada e sistemática. Cada camada da terra é examinada em busca de artefactos e estruturas antigas. O objectivo é descobrir e estudar vestígios do passado, que são fundamentais para compreender a história e a evolução da humanidade.


Artefactos(7) - Objecto ou parte de objecto feito por humanos, como cerâmicas ou ferramentas, que são analisados por arqueólogos 10) para entender a vida, costumes e habilidades das culturas passadas.


Arqueólogos(8) -  Estudam e investigam a cultura e as civilizações humanas do passado, através da análise de vestígios materiais.


Era Jurássica(9) - Período de clima predominantemente tropical, anterior ao aparecimento dos primeiros humanos,  em que se supões que os dinossauros eram predominantes. 

Outros Artigos

O que foi o Apartheid?

O que é o Colonialismo?

Porquê que um país de povo Eslavo tem o nome de Macedónia do Norte?

Quem era Jesus?

Arte Europeia - Cronologia e Resumo

O que são as Nações Unidas - ONU?

Diferença entre Comunismo e Socialismo

Países Comunistas

História da Europa - Idade Média - Resumo