Rembrandt van Rijn
- Rembrandt nasceu a 15 de Julho de 1606, em Leiden, na Holanda.
- Abandonou a Universidade para se dedicar totalmente à arte.
- Dominou a técnica dramática do claro-escuro.
- Caravaggio contratava frequentemente prostitutas para posar para as suas pinturas, para representarem as figuras religiosas da Bíblia, como a virgem Maria.
- Era muito requisitado e tinha muito sucesso, mas vivia acima das suas possibilidades.
- Foi obrigado a declarar falência e a sua casa e pertences valiosos foram leiloados. Apesar de continuar a trabalhar e a ensinar, na sua oficina de artes, nunca conseguiu recuperar a vida que tinha.
- Perdeu 3 dos seus 4 filhos na infância.
- A sua esposa morreu jovem, possivelmente de tuberculose. Mais tarde, Rembrandt teve uma longa relação com a sua governanta, com quem teve uma filha, mas a sua união nunca foi formalizada.
- Rembrandt morreu aos 63 anos, a 4 de Outubro de 1669, em Amesterdão. Não se sabe ao certo a causa da sua morte, talvez pneumonia.
- Foi enterrado numa cova anónima, na Westerkerk.
- Morreu pobre, mas deixou um rico legado.
Vincent Van Gogh
- Vincent van Gogh nasceu a 30 de Março de 1853, em Zundert, na Holanda.
- Van Gogh não recebeu formação artística formal. Aprendeu estudando arte sozinho.
- Foi influenciado pelos artistas impressionistas, quando se mudou da Holanda para a França. E a partir do Impressionismo criou o seu próprio estilo.
- Em dezembro de 1888, após uma discussão acesa com o seu amigo e colega Paul Gauguin, Van Gogh sofreu um colapso mental. Cortou parte da própria orelha, enrolou-a num pano e entregou-a a uma mulher num bordel local.
- Internou-se num hospital psiquiátrico. Acredita-se que sofria de uma combinação de condições: bipolar, epilepsia e possivelmente esquizofrenia. O seu estado mental levou a episódios de psicose, alucinações e períodos de depressão profunda.
- Durante a sua vida, apenas, vendeu um quadro. O seu irmão, Theo van Gogh, que era negociante de arte, apoiou-o financeira e emocionalmente.
- A 27 de julho de 1890, Vincent van Gogh sofreu um ferimento de bala no peito, quando se encontrava na pequena aldeia de Auvers-sur-Oise, França. Morreu dois dias depois, aos 37 anos, com o seu irmão Theo, ao seu lado.
- A teoria amplamente aceite é que Van Gogh se alvejou numa tentativa de suicídio, mas existem teorias alternativas que sugerem que pode ter sido baleado acidentalmente por dois rapazes locais.
- As últimas palavras de Van Gogh para Theo terão sido: “A tristeza durará para sempre”.
- Morreu pobre e sem reconhecimento. Que alcançou pós-morte.
- Edvard Munch nasceu a 12 de Dezembro de 1863, em Löten, na Noruega.
- A sua mãe morreu de tuberculose quando Edvard tinha cinco anos de idade. Seguiu-se a morte da sua irmã Sophie, que também sucumbiu à tuberculose aos 15 anos.
- O pai de Munch era um homem profundamente religioso.
- Na sua juventude, envolveu-se nos círculos boémios de Oslo e, mais tarde, de Berlim, com anarquistas, escritores e radicais que rejeitavam as normas sociais tradicionais.
- Após anos a lutar contra a ansiedade, a depressão e o alcoolismo, Munch sofreu um grave colapso mental, em 1908. Internou-se numa clínica em Copenhaga, onde se submeteu a tratamentos de eletrochoques.
- Durante a sua recuperação, passou a ver a pintura como uma forma de terapia, uma forma de processar os seus traumas e emoções.
- Nunca casou. Teve um caso com uma jovem rica que terminou dramaticamente, após um confronto violento durante o qual Munch feriu a mão com um tiro. Refugiou-se na solidão.
- Durante o regime nazi na Alemanha, as pinturas de Munch foram apreendidas e rotuladas como "arte degenerada".
- A partir de 1916, Munch viveu nos arredores de Oslo, onde passou os últimos 30 anos da sua vida, grande parte, em solidão.
- Faleceu aos 80 anos, a 23 de Janeiro de 1944, em Ekely, perto de Oslo, devido a complicações causadas por uma pneumonia.
Imagens Wikimedia Commomns.