Guerras da Idade Moderna na Europa
![]() |
Batalhão prussiano Leibgarde em Kolín, 1757 |
Foram uma série de conflitos, entre 1756 e 1763, que envolveram vários reinos da Europa, pela disputa de territórios europeus e domínio coloniais.
A França, a Áustria, a Rússia e a Espanha aliam-se contra Hanover, Prússia, Inglaterra e Portugal.
Resumindo os principais conflitos.
A França começa a guerra, atacando a ilha de Menorca, em domínio de Inglaterra.
A Prússia luta com a Áustria para tomar a Saxônia e a Boémia. Por sua vez, a Áustria tenta reconquistar a Silésia, em poder da Prússia. A Prússia toma a Saxônia.
A França toma Hanover, avança para a Prússia e ataca a Inglaterra.
Inglaterra contra-ataca a França e ataca as colónias francesas. Apoderando-se das colónias francesas de Saint- Louis e Goree, na costa de África, ilhas, nas Caraíbas e o Quebec, na America do Norte.
A Inglaterra continua a tomar território colonial francês - Montreal, na América do norte, Dominica, nas Caraíbas e Pondicherry, na India.
Entretanto, Inglaterra toma de Espanha: Cuba, nas Caraíbas e Manila, nas Filipinas.
Após sete anos de guerras, mais de 1 milhão de mortes, metade civis; muitas cidades destruídas e muito dinheiro investido, os reinos europeus decidem assinar tratados de paz - O Tratado de Paris e o Tratado de Hubertusburgo, em 1763.
O Tratado de Paris é assinado entre a França, a Inglaterra e a Espanha.
Neste acordo, a França é a grande derrotada, perdendo quase todos os seus territórios coloniais. A Espanha recupera Cuba e Manila, e recebe Louisiana em troca de Flórida, na América do norte.
Já o Tratado de Hubetusburgo é assinado entre a Prússia, a Áustria e a Saxônia. Em que é acordado que a Prússia liberta a Saxônia, em troca da Silésia.
Inglaterra torna-se o reino mais poderoso do mundo e a Prússia emerge como potência europeia.
Como consequência desta guerra, estes reinos ficam economicamente enfraquecidos e vêem-se obrigados a aumentar os impostos para pagar as suas divídas aos banqueiros burgueses. Deixando as populações europeias e coloniais revoltadas. O que dará origem a Revoluções.