![]() |
Catedral de Milão, Itália - Imagem Pixabay |
A Idade Média é, também, conhecida por Idade da Trevas. Claramente, por ter havido um retrocesso da prosperidade e avanço das Grandes Civilizações, da Antiguidade, para o regresso à pacata vida do campo, em aldeias isoladas, com a agricultura como principal actividade.
Como se tudo o que foi desenvolvido e aprendido tivesse sido esquecido durante estes 1000 anos medievais. Como se voltássemos atrás, ao período do Neolítico.
É um periodo de muita doença, pobreza e fome, em que, durante muitos séculos, quase toda a população é analfabeta. Só o clero e a nobreza tinham acesso ao ensino. Os livros eram muito caros, para a maioria, pois eram escritos à mão. Só se tornaram acessíveis, no final da Idade Média, com a invenção da máquina de impressão.
Uma época muito vivida para o trabalho, para a guerra e para a religião. Claro que, também, existiu lazer na Idade Média.
Uma sociedade muito religiosa, sem liberdade artística, onde as artes são subjugadas e dominadas culturalmente pela Igreja.
Onde o comércio deixa de ser o motor de desenvolvimento da economia e volta a um sistema de agricultura de subsistência (produção para consumo próprio).
Ainda, assim, foi uma época de grandes acontecimentos, invenções muito importantes e personalidades marcantes que contribuíram para a actual Europa.