Avançar para o conteúdo principal

Qual o significado das Celebrações da Páscoa?

 


Páscoa deriva do hebreu e significa passagem. Na Páscoa festeja-se a passagem de Jesus da vida terrena para a vida eterna.

A Páscoa é a data mais importante da Igreja Católica.


Quarta-Feira de Cinzas - a Quarta-feira de Cinzas é um dia depois da Terça-feira de Carnaval. 
Os crentes vão à missa para uma cerimónia especial, em que o padre abençoa as cinzas dos ramos queimados, que foram usados no Domingo de Ramos do ano anterior. E com essas cinzas o sacerdote fará o sinal da cruz na testa dos fiéis, pronunciando as palavras: “Lembra-te que és pó e ao pó voltarás”.
Dando inicio à Quaresma.


Quaresma - Começa na Quarta-feira de Cinzas. São 40 dias de preparação espiritual para a Páscoa, que simbolizam os 40 dias e 40 noites que Jesus passou no deserto em oração e jejum. A cor que lhe está associada é o roxo, que representa a penitência e a conversão.

Os católicos não devem comer carne nas sextas-feiras durante o periodo de Quaresma.

Termina na Quinta-feira Santa, que antecede o Domingo de Páscoa.


Domingo de Ramos - É o último Domingo antes da Páscoa. Recorda a chegada de Jesus a Jerusalém, em cima de um jumento e recebido pelo povo com ramos de palmeira, que foram sendo estendidas no chão. Aclamando-o como o Messias. 

Simbolicamente, as igrejas católicas organizam a procissão do Triunfo nesse dia, em que os cristãos levam nas mãos ramos de palmeira ou oliveira, que foram abençoados pelo pároco, durante a missa.

Os fieis levam para casa, penduram perto de crucifixos, usam dentro da Bíblia, outros. E um ano depois entregam na Igreja, onde serão queimados até se tornarem cinzas. Essas cinzas serão usadas na Quarta-feira de Cinzas, do próximo ano.

O Domingo de Remos marca o inicio da Semana Santa. É o primeiro dia da Semana Santa.


Semana Santa - É a última semana de Jesus antes de ser crucificado. Os seus últimos dias.
Sendo que na Quinta-feira Santa é o dia da Última Ceia de Jesus com os apóstolos, em que é traído por Judas e preso pelos romanos.


Sexta-feira Santa - Assinala o dia em que Jesus foi crucificado. Carregou a sua própria cruz de madeira, onde foi pregado e erguido, entre dois ladrões, por volta do meio-dia. Diz-se que às 3 horas da tarde morreu. Celebra-se a procissão do Enterro do Senhor.

É dia de jejum, apenas fazer uma refeição completa, que não seja carne.


Sábado Santo - Jesus está no túmulo.


Domingo de Páscoa - É o dia da ressurreição de Jesus. Celebra-se sempre na primeira Lua Cheia que acontece depois do dia 21 de Março. 
Dia de alegria entre os cristãos.  As famílias reúnem-se comem cabrito, o folar da Páscoa e amêndoas da Páscoa.


Dia da Espiga ou Quinta-feira da Ascensão - É comemorado 39 dias depois do Domingo de Páscoa. Que calha sempre a uma Quinta-feira, perfazendo o 40º dia. Festeja-se a subida de Jesus ao céu. A espiga é símbolo de prosperidade. A espiga de trigo representa o pão.


Dia de Pentecostes -  Celebra-se ao domingo, 50 dias depois da Páscoa e 7 dias após a Ascensão de Jesus Cristo. marca o dia da descida do Espírito Santo sobre a Terra e encerra as celebrações da Páscoa




Outros Artigos

O que foi o Apartheid?

História da Europa - Idade Média - Resumo

Quem era Jesus?

História da Humanidade - Idade Antiga - Resumo

O que é o Colonialismo?

Linhagem da Monárquia Portuguesa

História da Europa - Idade Moderna - Resumo