![]() |
Batalha de Ourique, azulejo de Jorge Colaço - imagem Wikimedia Commons |
Portugal foi fundado durante a Reconquista cristã da Península Ibérica aos mouros(1). A vitória da Batalha de Ourique foi muito importante para fundação e independência de Portugal.
Segundo a lenda, na véspera da batalha, D. Afonso Henriques foi visitado por um velho, que ele já havia visto nos seus sonhos, e que lhe disse para caminhar sozinho, á noite, porque o Senhor tinha algo para lhe revelar. D. Afonso assim o fez e é surpreendido por uma luz intensa, em forma de cruz, ajoelha-se e terá tido uma visão de Jesus Cristo, crucificado e rodeado de anjos, que lhes profetizou a vitória e a formação do reino - o Milagre de Ourique.
No dia 25 de Julho, (dia de São Tiago, Matamouros), de 1139, o pequeno exército cristão, comandado por D. Afonso Henriques, lutaram, com bravura, de madrugada à noite, contra um numeroso exército vindo de cinco reinos mouros.
Os guerreiros portugueses vencem e os cinco reis mouros são degolados.
Extasiados pela vitória, os guerreiros portugueses proclamam D. Afonso Henriques como rei do Condado Portucalense.
O primeiro rei de Portugal decide que a bandeira do Condado Portucalense teria cinco escudos, formando uma cruz, para representar os cinco reis mouros vencidos e as cinco chagas de Cristo, que ainda hoje está presente na bandeira portuguesa.
![]() |
Imagem Wikimedia Commons |
Mouros(1) - A palavra 'mouro' vem do latim 'Maurus', usado pela primeira vez pelos romanos para designar alguém da província romana da Mauritânia, que era constituída pela parte ocidental da actual Argélia e pela parte nordeste do que é hoje Marrocos. Refere-se a uma mistura étnica de muçulmanos norte-africanos e árabes que invadiram a Península Ibérica, em 711.