Erguidos ao longo de quase 900 anos de Existência de Portugal, alguns monumentos demoraram mais de um século a concluir.
Época Medieval
Sé de Lisboa - Séc. 12
Sé de Lisboa - Românico e Gótico
Construída no reinado do primeiro rei D. Afonso Henriques, após a tomada de Lisboa aos mouros, a Catedral de Lisboa terá começado a ser edificada em 1147 e terminada no séc. 13. É por isso a mais antiga da capital, que guarda os restos mortais do rei D. Afonso IV .
Símbolo da Reconquista, os Cavaleiros Templários recebem, em 1159, de D. Afonso Henriques, um vasto território entre Coimbra e Santarém pela sua participação na Reconquista de Santarém e Lisboa (1147). O Castelo e a Vila de Tomar são fundados, em 1162, pela ordem do Grão-Mestre dos Templários, D. Gualdim Pais.
Mosteiro de Alcobaça - Gótico.
A construção foi iniciada em 1178 e terminou cerca de 100 anos depois.
Quando Afonso Henriques foi proclamado rei em 1139, Alcobaça foi doada à Ordem religiosa Cister, em reconhecimento do seu apoio à conquista de Santarém (1152).
Mosteiros dos Jerónimos - Manuelino e Gótico tardio.
Ordenado construir pelo rei D. Manuel I, em Lisboa. Em 1501 começaram os trabalhos e, aproximadamente um século depois, as obras estavam concluídas.
Foi a Ordem dos Jerónimos que habitaram este mosteiro. Hoje, é residência dos túmulos do rei D. Manuel I, rei D. João III, Vasco da Gama, Luis de Camões e Fernando Pessoa.
Edifico real de Mafra - Barroco.
O Palácio foi mandado construir em 1711, por ordem do rei D. João V e demorou 27 anos.(1744). Este edifício inclui os Palácios do Rei e da Rainha, a Basílica, o Convento franciscano, a Biblioteca, o Jardim do Cerco e a Tapada.
Torre dos Clérigos - Séc. 18
Torre dos Clérigos - Barroco
A Irmandade dos Clérigos encomendou a construção da Torre dos Clérigos, no Porto, em 1754. Que seria finalizada em 1763. A Torre tem 75 metros de altura e 225 degraus até ao topo.
Época Contemporânea
Palácio da Pena - Romântico com elementos góticos, manuelinos e mouriscos.
Neste local, D. Manuel I mandou construir o Real Mosteiro de Nossa Senhora da Pena. Mas ficou bastante degradado pelo terramoto de 1755.
Em 1836, a rainha viuva D. Maria II casa-se com o príncipe austríaco Fernando de Saxe-Coburgo e Gotha, que adquiriu o mosteiro e inicia a construção do palácio, em 1839. Ficaria concluído em meados de 1860.
Imagens: Wikimedia Commons







.jpg)
.jpg)
