Avançar para o conteúdo principal

Idade Contemporânea - Reflexão





Através dos tempos, podemos ver, que a ambição do Homem por poder e riqueza não mudou. Pelo contrário. Com o avanço tecnológico, as suas guerras tornaram-se mais destrutivas e sangrentas. O Homem é hoje muito mais perigoso do que alguma vez foi.

Só a partir do final do século 18 se começa a ouvir falar mais de mulheres na História. 
A História, como se pode ver, é feita por homens para homens. A realidade que vivemos, nos dias de hoje, foi construída por homens. As mulheres começaram a poder estudar, a votar e  participar na vida pública e política, só recentemente.
Mesmo assim, ainda existem muitos países que continuam a conter as mulheres e o que potencialmente poderiam contribuir para o mundo.

A sociedade actual continua economicamente controlada pela burguesia. 
A globalização e a tecnologia transformaram a economia e a sociedade, e a burguesia adaptou-se a essas mudanças. O capitalismo tornou-se ainda mais globalizado e competitivo, e a burguesia passou a ter mais influência política a nível mundial. 
Por um lado, promoveu o desenvolvimento económico e social e melhorou as condições de vida de muitas pessoas. Por outro lado, explora países de Terceiro Mundo, que não beneficiam deste desenvolvimento e continuam a ser fornecedores de matérias primas.
A classe baixa, que trabalha para a burguesia, em países desenvolvidos, têm conquistado muitos direitos, mas, ainda assim são notórias as profundas desigualdades sociais e económicas.  O trabalho infantil é, finalmente, proibido.

Agora, no mundo contemporâneo, os pobres tem, também, o direito de existir. Supostamente, protegidos pelos direitos humanos. Que na prática, continua a ser só no papel. A ideia de Igualdade entre seres humanos contrasta com a existência de uma grande massa de população a viver em pobreza.

Nas sociedades contemporâneas a educação tornou-se fundamental. Até então, estava reservada à elite e controlada, em grande parte, pela Igreja Católica. O professor deixou de ser o padre.

Talvez uma das mais importante mudanças, tenha sido a liberdade de cada indivíduo se expressar seja religiosamente, sexualmente e artisticamente.
Cada indivíduo pode ter, agora, a sua própria identidade.

Os governos republicanos consolidaram-se em todo o planeta. Embora, ainda, existam monarquias, o governo do país é exercido pelos parlamentos e pelos presidentes. Existindo alguns casos de capitalismo disfarçados de comunismo.


Uma coisa é certa, na Idade Contemporânea - a época mais desenvolvida em que a humanidade já viveu - o nosso desenvolvimento está a matar-nos.  Estamos caminhando para a destruição do planeta e, consequentemente, de toda a vida existente na Terra. Se não forem tomadas medidas, a próxima espécie a extinguir-se poderá ser a humana. 
Mais rapidamente do que seria suposto.


Outros Artigos

Linhagem da Monárquia Portuguesa

Guerra dos Trinta Anos - Guerras da Idade Moderna na Europa

Países Comunistas

Curiosidades de Pintores Influentes - Parte I

Estilos Arquitectónicos dos Monumentos Portugueses - Parte I

Idade Moderna - Reflexão

Países que formavam a União Soviética - Breve História

História de Portugal - Fundação de Portugal - Resumo

Arte Europeia - Cronologia e Resumo