O Império Persa ficava situado no actual Irão e existiu do século 6 a.C. ao século 20 d.C.
O primeiro Império Persa foi fundado por Ciro, o Grande, por volta de 550 a.C. e tornou-se um dos maiores impérios da história, estendendo-se desde a Península Balcânica, na Europa, a oeste, até ao Vale do Indo, na Índia.
Dario, o Grande, o quarto rei do Império Aqueménida, governou o Império Persa no seu auge, estendendo-o desde os Cáucasos e a Ásia Ocidental até à então Macedónia (hoje Balcãs), ao Mar Negro, à Ásia Central e até à África, incluindo partes da Líbia e do Egipto.
Unificou o império sob um sistema de administração avançado, introduziu a moeda padrão, os pesos e as medidas; tornou o aramaico a língua oficial, construiu estradas, estabeleceu rotas regulares entre os três continentes - África, Ásia e Europa e desenvolveu o primeiro serviço postal do mundo.
As maiores cidades do Império persa era a Babilónia, Persepolis e Susa.
Esta dinastia da Idade do Ferro, foi um centro global de cultura, religião, ciência, arte e tecnologia durante mais de 200 anos, antes de cair perante os exércitos macedónios de Alexandre, o Grande, em 330.a.C.
Os governantes restauraram o Império Persa, embora o império nunca tenha recuperado como era antes. No entanto, o seu legado moldou a região durante séculos.