Avançar para o conteúdo principal

Afinal o que diz a Bíblia Católica? - Génesis


A Criação de Adão de Michelangelo


Actualmente, milhares de pessoas ao redor do mundo consideram-se cristãs, mas apenas têm algumas noções do que trata esta religião.

Ao longo dos séculos apenas a Igreja Católica tinha acesso a este textos religiosos e usou a sua interpretação da Bíblia para ditar a forma de vida e comportamentos dos europeus medievais e modernos, durante mais de 1000 anos.

Mas após ter sido traduzida do latim e impressa, as populações de todo o mundo passaram a ter acesso.

No entanto, apesar de toda a informação disponível, poucos sabem o que realmente diz a Bíblia Católica.

Será que se os cristãos soubessem do que fala a Bíblia, continuariam a seguir esta religião de 2000 anos, no século 21?


Mas o que é a Bíblia?

A Bíblia católica é uma compilação de textos escritos por "profetas e apóstolos". 

Esta dividida entre o Velho Testamento e o Novo Testamento. 

O Velho Testamento contém textos escritos por profetas de origem hebraica (baseado no Torah judaico), que explica a criação do mundo, narra a história do seu povo e profecia a vinda do Salvador. 

Novo Testamento contém textos escritos pelos apóstolos de Jesus, que conta a chegada do Salvador Jesus, e a sua vida e ensinamentos. 

O Cristianismo surgiu do Judaísmo.

A Bíblia possui passagens que abordam eventos históricos, mas muitos deles são mitificados.


O que diz a Bíblia?

Comecemos pelo Velho Testamento ou Antigo Testamento oficial, que está no site do Vaticano online:


O Gênesis contém as estórias:

  • A Criação do Universo 
Conta como Deus criou, em 6 dias, os céus; a terra; o dia e a noite; a vegetação; as estações do ano; os animais; o homem e a mulher. No sétimo dia descansou.

  • A Criação do Homem e da Mulher e o Pecado Original

Deus criou o homem, Adão, do pó da terra e colocou-o no Jardim do Éden (localizado entre os actuais Iraque e o Irão?) para o cultivar e cuidar. No entanto, ordenou que ele não comesse da árvore do centro do jardim, a do conhecimento do bem e do mal. Caso o fizesse, morreria.

Da costela de Adão, Deus fez uma auxiliadora para Adão, a mulher, Eva. Ambos estavam nus e não sentiam vergonha.

Mas a astuta serpente tentou e manipulou Eva, e ela cedeu. Comeu do fruto proibido e deu a Adão para comer da maçã. Nesse momento perderam a inocência, sentiram-se nus e taparam-se.

Pela desobediência, o pecado entrou no mundo, e Deus castigou a mulher com o sofrimento da gravidez, do parto e de ser dominada pelo marido. E amaldiçoou Adão a ter que enfrentar as dificuldades da vida e a trabalhar arduamente para se sustentar. E expulsou-os do Jardim de Éden, o paraíso.

Análise: A primeira coisa que podemos ver aqui é que a mulher foi criada só para auxiliar Adão. A sua criação não tem, portanto, grande relevância. 
Outro facto interessante é que os animais falavam, e ao contrário do primeiro homem e mulher, já eram dotados de inteligência e de conhecimento conhecimento do bem e do mal. Sendo a serpente "a mais astuta do que todos os animais selvagens".
Podemos ver que Deus, à semelhança dos humanos, é emocional, sentiu-se traído por eles quererem ter o mesmo conhecimento que Ele e decide que daí em diante eles definiriam, por conta própria, o bem e o mal, assim como os seus descendentes. 
A expulsão do paraíso, simbolizará Deus deixar de protege-los. Ao quebrarem uma regra Adão e Eva condenaram toda a Humanidade (a sua descendência) ao sofrimento e a se tornar mortal.

  •  Caim e Abel  

Adão e Eva têm dois filhos: Caim, agricultor e Abel, pastor de ovelhas. Caim ofereceu frutos a Deus e Abel crias do rebanho. Deus só aceitou a oferta de Abel. E Caim furioso matou o irmão. Deus castiga-o, expulsando-o da terra fértil e condenando-o a ser um fugitivo.


  • A Descendência de Caim 

Caim engravida a sua mãe, Eva, e nasce Enoque. 

Enoque foi gerando filhos e da sua descendência nasceu Noé.

Análise: Caim terá engravidado a sua mãe Eva, dando que não existiam mais mulheres e Caim e Abel foram os únicos filhos de Adão e Eva.


  • A Arca de Noé - Novo Começo do Mundo

Nesta estória Deus arrepende-se de ter criado o Homem pela sua maldade e decide matar todos os seres vivos da terra através de um dilúvio. Mas poupa Noé, por este ser um homem justo e integro, e dá-lhe instruções para construir uma arca, onde deveria levar toda a sua família ( a sua mulher, os seus três filhos, as três mulheres dos filhos) e casais de cada espécie animal para a arca.

Deus fez chover 40 dias e 40 noites, matando todos os seres vivos da terra. 

Depois, Deus prometeu nun­ca mais destruir todos os seres vivos por causa do homem, pois o coração do homem é inteiramente inclinado para o mal desde a infância. Deus cria o arco íris como símbolo dessa promessa.

Noé morreu aos 950 anos.

Análise: Mais uma vez, Deus mostram sentir emoções humanas, como a decepção, o arrependimento, a ira, matando toda a humanidade e animais por o Homem não ser e agir de acordo com o que Deus pretendia. Assim, Ele destrói a sua criação e começa novamente. 


  • Criação das Nações do Mundo

Da descendência dos três filhos de Noé: Jafef, Cam e Sem, nasceriam os pais de todos os povos do mundo, que se espalhariam pela Terra. 

Jafet teve 7 filhos:  Gomer, Magogue, Madai, Javã, Tubal, Meseque e Tiras -  Emigrarão para a Europa e serão os pais de nações europeias.

Cam teve 4 filhos: Cuxe (pai da Babilónia - Iraque), Mizraim, Fute e Canaã (Pai dos povos da Palestina, Jordânia, Líbano e Síria).

e Sem teve 5 filhos,: Elão (pai dos Persas), Assur (pai dos Assírios), Arfaxade (pai dos Hebreus e Árabes), Lude (Pai dos Turcos) e Arã (Pai dos Sírios). 


  • A Torre de Babel 

Os descendentes de Noé decidiram construir, em Sinar (Mesopotâmia?), uma cidade com uma torre tão alta, que alcançasse os céus para que esse feito os torna-se famosos.
Para impedi-los Deus criou várias línguas para eles não conseguirem entender-se uns aos outros, assim desistiram de construir a torre, e Deus dispersou-os por toda a Terra.

Análise: A estória da Torre de Babel explica a criação dos diferentes idiomas e a dispersão dos povos pela Terra.


  • Abrão

Dos descendentes de Arfaxade, filho de Sem, nasceu Abrão. 
Deus ordenou a Abrão para sair da sua terra (Mesopotâmia) e ir para Canaã (Palestina, Jordânia, Síria e Líbano), que daria essa terra aos seus descendentes.
Foram consigo, a sua mulher Sarai e o sobrinho Lot. Mas como houve uma grande seca e passavam ali muita fome, partiram para o Egipto à procura de melhores condições de vida.
Chegado ao Egipto, Abrão, entrega a sua mulher, como sua irmã, ao faraó, e recebe como pagamento animais e servos. Enriquecendo. Segundo Abraão, este tinha medo que o matassem para lhe ficarem com a mulher, por ela ser muito bonita
Mas o faraó é castigado por Deus, com doenças na corte, e devolve a mulher a Abraão, depois de descobrir que é sua mulher e ordena que saiam do Egipto.

Análise: Parece que Abrão, que passava fome, decidiu entregar a sua mulher ao faraó egípcio para conseguir enriquecer às custas da própria mulher. Deus não castigou Abrão por isso. Parece que o homem pode dispor da sua mulher como lhe for mais conveniente.


  • O Regaste de Lot

Abrão volta para Canaã e devido a uma disputa de pastores por causa dos gados, Abrão diz a Lot para partir para evitar conflitos. Lot vai para o Vale do Jordão, junto de Sodoma.

Entretanto,começa uma guerra por territórios. Gomorra e Sodoma são invadidas. Lot é feito prisioneiro e o tio Abrão e os seus 318 servos libertam Lot, todos os outros prisioneiros e trazem todas as riquezas roubadas, que devolve ao rei de Sodoma.

Deus diz a Abraão que os seus descendentes serão estrangeiros numa terra que não lhes pertencerá, onde serão escravizados e maltratados por 400 anos. Mas essa nação será castigada. 


  • Ismael
Como Sarai (Sara) não conseguia dar descendência a Abrão, ela propõe ao marido deitar-se com a serva egípcia Agar, que engravida.
Entretanto, Sarai queixa-se a Abrão que a escrava, agora, a desprezava e este diz-lhe para ela fazer o que quisesse com a escrava. Então, Sarai começa a maltrata-la com crueldade. Esta foge para o deserto, mas um anjo aparece e diz para ela voltar e se submeter a Sarai, que Deus iria multiplicar a sua descendência.
Nascendo, assim, o primeiro filho de Abrão (com 86 anos), Ismael, que seria o pai de doze príncipes, e de uma grande nação (a árabe).

  • A Aliança da Circuncisão 
Deus promete a Abraão torná-lo o pai de muitos nações e dar Canaã à sua descendência em troca que todos os bebés de sexo masculino serem circuncidados aos 8 dias de vida. Pois esta seria a marca da aliança com Deus.

  • A destruição de Sodoma e Gomorra.

Deus avisa Abrão que Sodama e Gomorra vão ser destruídas pela sua promiscuidade e corrupção.

Dois homens (anjos) chegaram a Sodoma e Lot, o sobrinho de Abrão, oferece-lhes abrigo e comida. 

Ao anoitecer, os habitantes de Sodoma exigem a Lot que lhes entregue os dois homens. Mas Lot oferece as suas duas filhas virgens para que nada acontecesse aos dois homens desconhecidos que dera abrigo nesse dia. Estes tentam arrombar a porta, mas são atingidos por uma luz muito forte, impedindo-os de entrar.

O dois homens avisam Lot que Sodoma está preste a ser destruída, para fugir para as montanhas com a sua mulher, as suas filhas e os genros prometidos, sem olhar para trás. Os genros não acreditam em Lot e não fogem.

Lot e a família fogem. Deus destrói Sodoma e Gomorra com fogo. A mulher de Lot olha para trás e trans­forma-se numa coluna de sal.

Análise: Novamente, as mulheres não parecem ter grande valor, uma vez que Lot oferece as próprias filhas virgens, que estavam prometidas em casamento, para salvar dois homens desconhecidos.

Deus não destruiu todos os seres vivos tal como havia prometido, mas, desta vez, destrói duas terras e todos os seus habitantes.


  • O Incesto de Lot com as suas filhas

Entretanto Lot e as filhas vão para as montanhas. Numa noite, as duas filhas de Lot decidem embebedar o pai com vinho e engravidar dele para poderem ter descendência.

A mais velha deu ao seu filho o nome de Moabe, que seria o pai dos Moabitas.

A mais nova deu o nome de Ben-Ami ao seu filho e este seria o pai dos Amonitas.

Análise: É notaria a falta de valores morais na Antiguidade. Esperava-se que fosse a Bíblia a trazer esses valores, mas não. Deus não castiga este episódio de incesto, que se poderá ter sido repetido.


  • Abraão em Gerar (Palestina)

Entretanto, Abrão vai para Gerar e entrega a sua mulher ao rei de Gerar, dizendo que esta era sua irmã. 

Mas Deus ameaça de morte o rei de Gerar e a sua família se este se deitar com a mulher de Abrão. 

O rei exige-lhe explicações e Abrão responde que a sua esposa é verdadeiramente sua irmã, pois é filha do mesmo pai, mas não da mesma mãe. O rei devolve-lhe a mulher e dá-lhe terra, prata, ovelhas, bois, servos e servas, e Abrão enriquece ainda mais. Então, Abrão pede a Deus para não castigar a mulher e servas do rei, e estas voltam a poder gerar filhos. 

Análise: Mais uma vez Abrão "vende" a mulher para ser recompensado com riquezas. E Deus em vez de castigar Abrão ameaça de morte  rei de Gerar e castiga a mulher e servas do rei com infertilidade!?!


  • O Nascimento e o Sacrifício de Isaque 

Deus havia prometido ao casal idoso, Abraão e Sara, que lhes daria um filho, cuja descendência seriam reis de muitas nações. Nasce Isaque, quando Abraão tinha 100 anos.

Para testar a fé de Abraão pede-lhe que sacrifique o seu filho, entretanto mais crescido, em holocausto (altar).

Quando Abraão se prepara para matar o filho com uma faca, no altar, um anjo diz-lhe para parar e dá-lhe um carneiro para sacrificar, pois ele tinha passado o teste ao obedecer a Deus. 


  • Expulsão de Agar e Ismael

Entretanto, Sara pede a Abrão que expulse a serva e o filho ilegítimo de casa, para que ele não herdasse nada da riqueza, para que tudo ficasse para Isaque. Abrão assim o faz. Eles vão viver para o deserto. 


  • Isaque em Gerar

Abrão pede que Isaque não se case com uma mulher de Canaa. Isaque casa com Rebeca (Síria) e Quetura.  Abrão morre aos 175 anos.

A fome voltou a assolar a região e Isaque foi para Gerar, onde diz que a sua mulher é sua irmã, mas o rei de Gerar descobre é a sua mulher e deixa Isaac semear naquela terra fértil, ficando cada vez mais rico. Assim, adquiriu rebanhos e gado, e um grande número de servos.

Análise: Parece que, na altura, em tempos de fome, era comum vender a própria mulher para sobreviver.


  • Esaú e Jacob

Isaque teve dois filhos gémeos com Rebeca (prima de 2 grau por parte de Abrão). Segundo Deus, seriam duas nações que se separariam, sendo que uma seria mais forte do que a outra, e o filho mais velho (Esaú) serviria o mais novo (Jacob).

Isaque já velho com visão fraca diz ao filho Esaú para ir caçar e preparar-lhe uma refeição que ele o ia abençoar antes de morrer. Rebeca ao ouvir a conversa,  diz ao filho Jacob para ele lhe trazer caça que ela prepararia a refeição, para ele ser abençoado ao invés do irmão. Assim foi. Jacob vestiu as roupas do irmão, enganou o pai e foi abençoado em vez do irmão.

Quando o irmão voltou, e Isaque apercebeu-se do sucedido disse a Esaú que já nada havia a fazer.

Análise: O engano e a traição não parecem ser motivo de punição, nem por parte de Deus, nem pelo pai Isaque.

Os descendentes de Esaú seriam os Edomitas, do reino do Edom, localizado actualmente entre a Palestina e a Jordânia. 


  • As 12 Tribos de Israel

Por detestar as mulheres de Canaã, Isaque pede ao filho Jacob, que se case com as primas da Síria, da parte da mãe. Ele casou com as irmãs Lia e Raquel e fica a viver com o sogro, para o servir durante14 anos como pagamento.

De Lia teve 7 filhos: Ruben, Simeão, Levi e Judá, Issacar, Zebulom e Diná (a única filha).

De Bila (serva de Raquel) teve 2 filhos Naftali.

De Zilpa (serva de Lia) teve 2 filhos: Gad e Aser.

De Raquel teve 2 filhos: José e Benjamim.

Dos filhos de Jacob descenderiam as 12 tribos de Israel: Ruben, Simeão, Judá, Issacar, Zebulom, Dã, Neftali, Gad, Aser, Benjamin, Efraim e Manassés.

Análise: Foram estas 12 tribos de Israel, que após a morte de Moisés, tomou posse da Terra Prometida de Canaã, sob a liderança de Josué. As tribos receberam os nomes dos filhos ou netos de Jacob.

A primeira mulher de Jacob, Lia, deu-lhe seis filhos. Cada um era pai de uma tribo, embora os descendentes de Levi (entre os quais se encontravam Moisés e Aarão), não tivessem recebido terras tribais próprias. 

A tribo de Benjamim deu a Israel o seu primeiro rei, Saul, e mais tarde foi assimilada à tribo de Judá. Embora nenhuma tribo tivesse o nome de José, duas tribos receberam o nome dos filhos de José, Manassés e Efraim. As 10 tribos que se estabeleceram no norte da Palestina e foram levadas cativas pelos assírios ficaram conhecidas como as Dez Tribos Perdidas de Israel.


  • A Fuga de Jacob

Jacob sente-se desvalorizado e enganado pelo sogro e, seguindo o conselho de Deus, decide roubar todo o gado e bens do sogro e fugir com as suas mulheres e filhos, para a sua terra Canaã.

O sogro persegue-o, mas acaba por perdoa-lo porque Deus disse-lhe em sonhos, que deixasse Jacob em paz.

Pelo caminho encontrou o irmão Esau, deu-lhe gado e quando chegou a Canaã, comprou um terreno em Siquém e montou a sua tenda.


A Violação de Diná e a Vingança

Diná é raptada e violada sexualmente pelo filho do rei heveu, que fica apaixonado. 

O rei vai falar com Jacob para lhe pedir que entregue a sua filha para casar com o filho, e, em troca, receberá terra e filhas para casar.

Os irmãos aceitam com a condição de todos os homens serem circuncidados. Este aceita e convida-os a viver na sua cidade. 

Três dias depois, Levi e Simeão decidem vingar-se e matam todos os homens da cidade, incluido o rei e o filho, e roubam todos os bens, mulheres, crianças e gado.

O pai Jacob fica preocupado que os habitantes daquela região iam querer vingar-se da sua família. Mas os filhos dizem ao pai que não se podia permitir a irmã ser tratada como uma prostituta.

Quando partiram, Deus causou o pânico nas cidades vizinhas, de tal modo que ninguém perseguiu os descendentes de Jacob.


  • Mudança de Nome de Jacob para Israel

Deus apareceu a Jacob, mudou-lhe o nome para Israel e disse que ele seria o pai de muitas nações, que os seus descendentes seriam reis e que a terra que deu a Abraão e a Isaac pertenciria, agora, à sua descendência.

Análise: Já no Torah a mudança de nome de Jacob para Israel é feita quando Jacob ia caminho de Canaã e envolve-se numa luta misteriosa com Deus que dá-lhe um golpe na articulação da anca que o deixa coxo, poupando-lhe a vida. Jacob pede a benção e muda-lhe o nome para IsraelPor isso, os israelitas não comem, até hoje, o tendão da articulação da anca, porque Jacob foi ferido aí.


  •  Rúben dorme com a escrava Bila

Rúben deitou-se com Bila, uma das mulheres do seu pai, e Israel (Jacob) teve conhecimento disso.

Entretanto, o pai de Israel morre aos 180 anos.


  • Deus mata Er e Onã a a Prostituição de Tamar

Judá, um dos filhos de Israel, tomou como esposa a filha de um cananeu, e deu à luz Er, Onã e Selá. 

Mais tarde, Judá deu uma mulher chamada Tamar ao seu filho mais velho, Er. Er desagradou Deus e matou-o.

Então, Judá disse ao filho Onã para se deitar com a viúva de Er e cumprir o dever de cunhado, para gerar descendência para o falecido irmão. Mas Onã, sabendo que o filho não seria seu, ejaculava fora, para que o seu irmão não tivesse filhos. Deus desagradou-se e matou-o também.

Então Judá disse à sua nora Tamar que ela seria mulher do seu filho mais novo Selá, para esperar que ele crescesse.

Tamar vendo que Selá tinha crescido e não a tinha feito mulher dele e sabendo  que o seu sogro ia para Timna, onde o seu rebanho estava a ser tosquiado, cobriu-se com um véu para não ser reconhecida, e sentou-se no caminho para Timna.

Judá pensou que ela era uma prostituta e propôs-lhe sexo em troca de um cabrito. Como prova que enviaria o cabrito, deixou o seu  anel e o seu cajado. 

Quando Judá envia o cabrito, Tamar já lá não estava.

Cerca de três meses depois, Judá foi informado que a nora Tamar prostituiu-se e engravidou. Então Judá ordena que a queimassem viva. Mas entretanto, ela mostra o anel o cajado e Judá resolver não a matar, porque havia faltado à sua promessa de a casar com o filho.

 Tamar teve gémeos os Perez e Zera.


  • José é vendido pelos irmãos

José era odiado pelos irmãos por ser o preferido do pai Israel. Um dia o pai mandou-o ir ter com os irmãos que estavam a pastar o gado. Quando estes o vêm vir planeiam matá-lo e jogá-lo num poço.

Rúben propõe apenas atirá-lo para um poço. Mas ao verem comerciantes que iam para o Egipto, decidem vende-lo.

Para o pai não descobrir, os irmãos matam um cabrito e usam o sangue nas túnica de José,  dizendo que ele foi devorado por um animal selvagem. O pai chora dias a fio.

José é vendido a um capitão da guarda do faraó egípcio e com o tempo tornou-se o administrador da casa e todos o seus bens. Mas como José era belo, a mulher do capitão egípcio tentou dormir com ele várias vezes e ele recusou-se. Um dia ela diz ao marido que o hebreu José tentou viola-la. Ele manda José para a prisão. O chefe da prisão da prisão gosta de José e torna-o encarregado da prisão.

Entretanto, ele interpreta correctamente os sonhos de dois trabalhadores do faraó que estavam presos. Quando o faraó tem uma sonho, um dos trabalhadores do faraó que entretanto havia sido libertado, recomenda José. E o faraó confiando na interpretação de José, nomeia-o encarregado da terra.


  • Os irmãos vão ao Egipto

Entretanto, Israel sabe que estão vendendo trigo no Egípcio e envia todos os filhos para comprar, menos o irmão mais novo Benjamin, irmão de José.

José estava distribuindo mantimentos ao povo, e os seus irmão, sem reconhece-lo, pedem para vender-lhes. Mas José reconhece-os e acusa-os, em língua egípcia, de serem espiões. Eles dizem que são 12 irmãos de uma família honesta de Canaã. José exige prova e manda prender Simeão até que tragam o irmão mais novo e coloca mantimentos e dinheiro nas sacas.

Entretanto a comida começa a escassear e Israel ordena aos filhos que vão comprar mais ao Egípcio, levando o irmão mais novo. Então José manda preparar um banquete, em que os egípcios comeram separados dos hebreus, pois era proibido comeram à mesma mesa. Os irmãos ficaram admirados de José comer na mesma mesa.

Mas, José, para testar os irmãos, ordena que seja colocada comida, dinheiro nas suas sacas, mas também, uma taça de ouro na saca de Benjamin. Quando estes partem de manhã, José ordena que os busquem e acusem-nos de roubar a taça de ouro. Então José exige que Benjamim fique como seu escravo. Mas Judá implora para ficar como escravo no lugar de Benjamin para não dar esse desgosto ao pai.

Então, José não consegue conter mais a emoção e revela que ele é o irmão que venderam.E pede que contem ao pai e voltem todos para viver com ele, na região de Gósen, pois a fome assolaria durante mais 5 anos. Assim o fazem.

Entretanto, a fome continua cada vez pior e a população pede comida a José. Este pede em troca os seus animais. A fome continua e o povo vende as suas terras todas a José em troca de comida. Como todas as terras pertencem, agora, ao Faraó, José entrega sementes, mas exige um quinto das colheitas para o faraó. E o povos, de todo o território do Egipto, foram todos  submetidos.

Israel morreu aos 147 anos.


Continua..no Êxodos.




Nota: Hebreus são os descendentes de Abrão. Algumas das tribos hebraicas são: Israelites, Edomites (Esau), Moabites (Lot), Ammonites (Lot), Ishamelitas (árabes), outros.

Os Israelitas serão os descendentes de Jacob, que Deus mudou o nome para Israel. Algumas tribos israelitas são: Juda, Levi, Dan, etc.

Já os Judeus são descendentes de Juda, filho de Jacob. A Tribo de Judá vivia na Judeia. 

Portanto, nem todos os hebreus e israelitas são judeus. 

No entanto, a 14 de Maio de 1948 foi criado o país de Israel e portanto, são, actualmente, israelitas todos os que nascem em Israel. 


Outros Artigos

O Fim da Ilusão Americana?

Invasões, Ocupações e Colonizações na Europa - Breve Resumo

A Reserva de Ouro Português

Descobrir os 44 Países da Europa

Porquê que os EUA estão envolvidos em "todas" as guerras do Mundo?

Diferenças entre Cristianismo Católico, Ortodoxo e Protestante

A Origem do nome Portugal

Guerra das Rosas

O que é a União Europeia?

A Origem dos Apelidos Portugueses